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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, José Conde-
dc.contributor.authorAmorim, Gabriela de Fátima Grassini-
dc.contributor.authorAndrade, Mariana Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:02:33Z-
dc.date.available2022-07-05T19:02:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845211-
dc.descriptionA concentração das rotas marítimas de cargas conteinerizadas e a constante diminuição do número de escalas dos navios, decorrentes do aumento do tamanho das novas embarcações, têm feito com que os armadores procurem cada vez mais usar portos concentradores de carga (“hub ports”). Além disso, o sistema de transportes brasileiro passa por uma série de mudanças em anos recentes, o que evidencia a importância de uma eficiente matriz de transportes configurada para se obter ganhos de escala e maior competitividade econômica. O uso eficiente dos modais de transporte se traduz em melhoria da infraestrutura do país, gerando aumentos na concorrência a níveis macroeconômicos. Nesse sentido, esta monografia tem por objetivo demonstrar a importância de um porto concentrador na atividade portuária nacional e internacional e verificar qual porto brasileiro tem condições de ser considerado o porto concentrador do país. Para tal, dentre todos os portos organizados existentes no território brasileiro, foram escolhidos como objeto de estudo cinco portos, sendo: porto de Santos (SP), porto de Itaguaí (RJ), porto de Paranaguá (PR), porto de Suape (PE) e porto de Rio Grande (RS) devido à sua representatividade no cenário nacional e no transporte marítimo internacional. A partir deste estudo, pode-se também acompanhar a evolução desta atividade no Brasil e ter, por conseguinte, um melhor discernimento da atual situação portuária brasileira. Para isso, o método da pesquisa utilizado no trabalho foi o bibliográfico, que se baseia em livros, revistas, jornais, materiais confiáveis de aulas de profissional capacitado, monografias a respeito do assunto e sites.-
dc.description.abstractThe concentration of international maritime containership routs and the regular decrease of ship calls due to the greater size of new vessels, have change maritime carrier’s strategies into hub ports utilization. In addition, the Brazilian transport system has undergone a series of changes in recent years, highlighting the importance of an efficient transport matrix configured to obtain economies of scale and better economic competitiveness. The efficient use of transportation modes means improvement in the country's infrastructure, causing increases in competition at macroeconomic levels. In this sense, this monograph aims to demonstrate the importance of a hub port in the national and international port activity and to verify which Brazilian port is able to be considered the hub port of the country. To this end, five of the ports were selected as object of study: the port of Santos (SP), the port of Itaguaí (RJ), the port of Paranaguá (PR), the port of Suape (PE) ) and the port of Rio Grande (RS), due to its representativeness in the national scenario and international maritime transport. . From this study, one can also follow the evolution of this activity in Brazil and, therefore, have a better discernment of the current Brazilian port situation. For this, the research method used in the work was the bibliographical one, which is based on books, magazines, newspapers, reliable materials of qualified professional classes, monograph on the subject and sites.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHub portpt_BR
dc.titleA importância do hub port e a atividade portuária brasileirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmAssuntos Marítimospt_BR
dc.subject.dgpmAssuntos marítimos e portuáriospt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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