Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Calfa, Ewerton Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Silva, Uanderson Simonin Lauriano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:02:36Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T19:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845231 | - |
dc.description | O sistema de comboios, há muito tempo, foram as primeiras tentativas de efetiva proteção às Linhas de Comunicação Marítima, através do estabelecimento de corredores e de rotas voltados para a segurança, exatamente quando se estabelece comboios voltados para defesa de navios mercantes, ou ainda, contra vários tipos de ameaças que possam existir. Dessa forma, os navios obtinham maior apoio e segurança ao longo de seu deslocamento. Guerras foram travadas com intuito de garantir a supremacia e controle das LCM, contudo, ao final da Guerra Fria foi percebido a emergência de velhos problemas, reaparecendo em diferentes Estados, denominados novas ameaças. Para poder combatê-las, foi necessário que todo o mundo se voltasse para novos conceitos, direcionados para a segurança marítima, aplicando-se imediatamente planos antecipados que pudessem reagir, de maneira eficaz e imediata, contra essas possíveis ameaças, e com isso disseminou-se o renomado conceito de consciência situacional marítima. Nesse contexto, o CNTM teve que evoluir no período entre o final da segunda guerra mundial, e o final da guerra fria, neste mesmo período apareceu, a Naval Cooperation and Guidance for Shipping (NCAGS), muito utilizado em países da Organização do Tratado do Atlantico Norte (OTAN), cuja doutrina foca mais em segurança das novas necessidades do Estado. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar as duas doutrinas de segurança marítima e demonstrar que é possível utilizar as duas ao mesmo tempo ou em alternância, visto que são flexíveis, adaptáveis e parceiras quando se trata de segurança marítima e do Estado. | - |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | CNTM | pt_BR |
dc.subject | NCAGS | pt_BR |
dc.subject | Novas ameaças | pt_BR |
dc.subject | Linhas de comunicação marítima | pt_BR |
dc.title | O uso das Doutrinas de Controle Naval do Tráfego Marítimo na Segurança Marítima: possibilidades de simultaneidade, alternância e adaptabilidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS_122 _MONO_CC_CA_UANDERSON.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.