logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXavier, Alexandre Tito dos Santos-
dc.contributor.advisorMaciel, Luiz Eduardo Cetrim-
dc.contributor.authorAlves, Felipe Bittencourt-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:02:36Z-
dc.date.available2022-07-05T19:02:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845234-
dc.descriptionA partir do início dos anos 90, a indústria de construção naval da China experimentou um acentuado processo de desenvolvimento estrutural que transformou o país na maior nação produtora de navios comerciais de grande porte do mundo em, apenas, 19 anos. Nessa ocasião, os chineses ultrapassaram o Japão e a Coreia do Sul, historicamente os dois maiores competidores internacionais do setor. Tal fenômeno ainda tem sido objeto de diversos estudos orientados para uma melhor compreensão dos motivos pelos quais o país alcançou tamanha posição de destaque em tão pouco tempo. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar uma comparação entre teoria e realidade, na qual foram confrontadas as particularidades apresentadas pela indústria de construção naval chinesa com os determinantes do modelo analítico de vantagem competitiva nacional desenvolvido pelo economista estadunidense Michael E. Porter, considerando-se o período de grande desenvolvimento do setor (1990-2009). Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Harvard Business School, China Maritime Studies Institute - Naval War College, Research Gate, Google Scholar, Academia.edu, Core UK, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em livros relacionados com o assunto em tela. Após a análise, foi verificado que vários são os fatores relacionados à evolução da construção naval chinesa, dentre os quais destacaram-se a mão de obra abundante e barata, a disponibilidade de insumos a preços acessíveis e o posicionamento estratégico dado pelo governo chinês ao setor. Com isso, pôde-se concluir que esses elementos foram capitais para que o país pudesse conquistar uma vantagem competitiva relativamente sustentável no mercado internacional de navios comerciais de grande porte em detrimento de seus maiores concorrentes.-
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrução Naval Chinesapt_BR
dc.subjectDiamante de Porterpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleA indústria de construção naval chinesa e a vantagem competitiva nacional: uma análise a luz do Diamante de Porterpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS_082_MONO_CC_CA_FELIPE ALVES.pdf726,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.