logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845260
Título: A crise dos mísseis de Cuba, de 1962: o poder naval a serviço da diplomacia
Autor(es): Lopes, Dinaldo Ferreira
Orientador(es): Peçanha, Otacilio B.
Palavras-chave: Poder naval
Bloqueio naval
Crise dos mísseis
Diplomacia
Cuba
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Considerando que o emprego do poder naval, pela sua complexidade e abrangência, convém ser planejado e executado com base em doutrinas experimentadas e comprovadas para atingir a eficácia e eficiência, este trabalho analisou o caso concreto do bloqueio naval da ilha de Cuba, durante a crise dos mísseis de 1962, com o objetivo de verificar se houve aderência aos principais conceitos estudados e defendidos por dois grandes influentes estrategistas navais dos séculos XIX e XX: Alfred Thayer Mahan e Julian Stafford Corbett. Posteriormente, aproveitando essa análise realizada, concluiu-se que o correto emprego do poder naval foi eficaz e efetivo para a resolução pacífica da crise. Foi utilizado o método comparativo entre a teoria e a realidade, por meio da pesquisa de algumas características e acontecimentos que delinearam a crise, utilizando fontes bibliográficas atualizadas, além de fonte primária. A relevância do trabalho foi constatada, ao se verificar que, apesar de passado mais de meio século do confronto ocorrido entre duas principais potências militares mundiais, algumas fontes repletas de conteúdo, foram tornadas públicas recentemente, modificando algumas percepções da crise. Dessa forma, o estudo deste emprego real se mostrou de grande valia para os dias atuais, considerando a utilidade da articulação diplomática, associada à utilização do poder naval, como forma de instrumento nas relações internacionais, para resolução pacífica de conflitos.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845260
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS_064_MONO_CC_CA_DINALDO.pdf446,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.