logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Claudio Rodrigues-
dc.contributor.authorBezerra, Danilo Pereira-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:02:42Z-
dc.date.available2022-07-05T19:02:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845280-
dc.descriptionA liderança, conceituada como um processo interativo no qual líderes influenciam seus seguidores para empreender esforços e alcançar objetivos transformadores dos contextos em que atuam, pode ser a diferença entre a vitória e a derrota em um campo de batalha, e por isso, a importância de estudá-la no âmbito castrense. O objetivo deste trabalho é analisar a liderança dentro do contexto da segunda batalha de Ramadi em 2006. Como objetivos específicos tem-se a oportunidade de descrever as bases conceituais da liderança, mais precisamente, da teoria situacional; reconhecer os requisitos necessários para uma boa liderança, a partir da experiência vivida pelos SEAL em Ramadi 2006; e por fim, mostrar o potencial do presente trabalho para o melhoramento da eficácia da liderança na aplicação do Poder Naval brasileiro. O desenho de pesquisa escolhido foi o método comparativo entre a teoria situacional de liderança com o comportamento de liderança aplicado pelo Navy SEAL Team na respectiva batalha. A escolha dessa teoria deu-se ao fato da possibilidade de um maior entendimento da relação entre um estilo de liderança eficaz e o nível de maturidade das pessoas. Como resultado, verificou-se que a vitória do Navy SEAL Team foi atribuída à existência de líderes que souberam equilibrar dicotomias e adaptar estilos de liderança para atender às necessidades de diferentes situações e circunstâncias em consonância com o nível de maturidade do grupo. Ao concluir o trabalho, tem-se que a análise em profundidade dos conceitos e práticas de liderança aplicadas em Ramadi 2006, salvo melhor juízo, pode contribuir com o melhoramento da eficácia da liderança quando da aplicação do Poder Naval brasileiro, principalmente, nas Operações de Paz e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), devido a semelhança dessas operações com a guerra irregular. Os possíveis ensinamentos sobre liderança, tais como: a adaptabilidade de um estilo de liderança ao nível de maturidade das pessoas para execução de uma tarefa específica e a busca pelo equilíbrio das dicotomias e de forças opostas, mostraram-se viáveis em um “ambiente irregular” para elevar a eficiência da atuação do líder e de sua equipe. Ademais, com tal aprendizado pode ser possível desenvolver a habilidade de dominar e vencer em qualquer campo de batalha.-
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegunda batalha de Ramadipt_BR
dc.subjectTeoria. Dicotomiapt_BR
dc.subjectNavy SEAL Teampt_BR
dc.titleA Liderança na Segunda Batalha de Ramadi em 2006:Como o Navy SEAL Team liderou e venceupt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.dgpmDefesa Nacionalpt_BR
dc.subject.dgpmLiderançapt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS_102_MONO_CC_CA_DANILO.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.