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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Paulo Roberto Batista | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Régis Dambos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Renan Figueirôa | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:02:47Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T19:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845307 | - |
dc.description | O processo de combustão produz uma grande diferença de temperaturas entre os gases e as paredes da câmara, além de promover a transferência de parte do calor gerado para as paredes do cilindro e, consequentemente, do cabeçote. Os grandes motores de bordo precisam funcionar em uma temperatura ideal, pois se a temperatura estiver muito abaixo do recomendado as peças estarão retraídas, as folgas serão maiores e isso prejudica o rendimento do motor, bem como a vida útil de suas peças. Se a temperatura estiver muito acima do recomendado, as peças estarão dilatadas, o que aumenta consideravelmente o atrito das partes móveis, desgastando rapidamente essas peças. Portanto, o sistema de arrefecimento deve manter os componentes do motor em temperatura médias compatíveis com as características dos materiais. Também garante que as peças não se desgastem excessivamente. Caso esse calor não seja retirado, as paredes do cilindro, do cabeçote e da cabeça do pistão tenderão a atingir temperaturas iguais a medida da temperatura do ciclo, ou seja, entre 600ºC e 800ºC. Com essa finalidade, o sistema de arrefecimento é constituído por um conjunto de dispositivos eletromecânicos e hidráulicos que tem como função controlar a temperatura dos MCI. | - |
dc.description.abstract | The combustion process a large temperature difference between the gases and the chamber walls, as well as promoting the transfer of the heat generated to the walls of the the cylinder and, consequently, the head. The large onboard engines need to operated at an ideal temperature, because If the temperature is too low, the parts Will be retracted, the gaps Will be larger and this Will impair the performance of the engine as the engine as well as the life of your parts. IF the temperature is far above the recommended temperature, the parto of Will be dilated, which considerably increases the friction of the moving parts, quickly wearing these parts. Therefore, the cooling system must keep the engine components at médium temperature compatible with the characteristics of the materials. It also ensures that the parts do not wear out excessively. If this heat is not removed, the walls of the cylinder,the head and the piston head Will tend to reach temperatures equal to the temperature of the cycle, ie between 600° C and 800°C. To this and,the cooling sytema is constituted by a set of electromechanical and hydraulic devices whose function is to control the temperature of the MCI. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arrefecimento | pt_BR |
dc.subject | Motores | pt_BR |
dc.title | Sistema de arrefecimento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Máquinas e motores | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Engenharia naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Regis e Figueiroa.pdf | 748,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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