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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Apolaro, Raquel da Costa | - |
dc.contributor.author | Reis, Adriano Calixto | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:02:54Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T19:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845344 | - |
dc.description | O meio de transporte aquaviário, é, sem sombra de dúvidas, o que possui o melhor custo benefício quando se trata de comércio internacional, haja vista que cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas. Porém, o mesmo, oferece uma série de riscos, tanto pessoal, como ambiental. E para manter o comércio via navios faz-se necessário o lastro e deslastro. De acordo com Organização Marítima Internacional (IMO) estima-se que os navios transportam cerca de 12 bilhões de toneladas de água de lastro anualmente. Infelizmente isso acarreta impactos ambientais, econômicos e à vida humana, isso porque nas operações de captação e descarga de água cada vez mais organismos aquáticos exóticos são despejados em diferentes nichos ecológicos, no hemisfério norte e no hemisfério sul, agravando o desequilíbrio ambiental. Esta monografia visa esclarecer desde o motivo do uso da água de lastro em embarcações marítimas, como os impactos ambientais já causados por seu mau gerenciamento e ou tratamento, as medidas de controle para evitar dano ao meio ambiente e tipos de tratamento da água de lastro. Discorre-se sobre a legislação internacional, Convenção Internacional para Controle e Gerenciamento da Água de Lastro e Sedimentos dos Navios e Globallast e nacional que é a Norman 20. | - |
dc.description.abstract | The waterway transport is undoubtedly the most cost-effective when it comes to international trade, since about 90% of the goods are transported by sea. However, it offers many risks, personal and environmental. And to maintain the commerce by ships it is necessary the ballast and de-ballast. According to the International Maritime Organization (IMO) it is estimated that ships carry about 12 billion tonnes of ballast water annually. Unfortunately, this causes environmental, economic and human impacts, because in the operations of abstraction and discharge of water, more and more exotic aquatic organisms are dumped in different ecological niches, in the northern hemisphere and in the southern hemisphere, aggravating the environmental imbalance. This monograph aims to clarify the reason for the use of ballast water in marine vessels, such as environmental impacts already caused by poor management and / or treatment, control measures to avoid damage to the environment and types of ballast water treatment. The international legislation, International Convention for the Control and Management of Ships' Ballast Water and Sediments, and Globallast and the national standard of Norman 20, is discussed. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Água de lastro | pt_BR |
dc.subject | Tratamento da água | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento de água de lastro e sedimentos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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