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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alberto Barbosa Raposo | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Thiago da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T16:45:48Z | - |
dc.date.available | 2022-07-12T16:45:48Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845349 | - |
dc.description | Os combates modernos acontecem cada vez mais dentro das cidades, muitas vezes dentro de casa, becos, galpões, em ambientes com um espaço restrito onde tudo acontece de maneira muito rápida e com adversários que não são fáceis de serem identificados. Em uma situação dessa, a identificação positiva do alvos e torna imprescindível para que o soldado possa decidir da maneira correta se deve ou não atirar no que ele está vendo. Esse é um dos desafios que o Corpo de Fuzileiros Navais enfrenta: preparar seu soldado para nova realidade de maneira segura e com baixos custos. Por esse motivo a Realidade Virtual pode ser uma solução plausível para esse problema, preparar o militar no seu processo decisório e de maneira eficiente para uma situação de combate em ambiente confinado. O presente trabalho foi baseado em dois ambientes virtuais, o primeiro é uma sala de treinamento e o segundo, uma situação de combate em ambiente confinado (CQB - Close Quarters Battle). Em ambas as situações,8 instruendos foram avaliados por 4 instrutores, onde obtivemos resultados positivos referentes a possibilidade do emprego do sistema no adestramento de CQB para o ensino da identificação positiva do alvo, além de propostas de estudos futuros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Modern combat increasingly takes place inside cities, often indoors, alleys,sheds, in environments with a restricted space where everything happens veryquickly and with opponents that are not easy to identify. In such a situation,positive identification of the target becomes essential so that the soldier cancorrectly decide whether or not to shoot what s/he is seeing. This is one of thechallenges that the Marine Corps faces: to prepare the soldier for a new realityin a safe and low-cost way. For this reason, Virtual Reality can be a plausiblesolution to this problem, preparing the military in its decision-making processand efficiently for a combat situation in a confined environment. The presentwork was based on two virtual environments, the first one is a training room,and the second a Close Quarters Battle (CQB). In both situations, 8 trainees were evaluated by 4 instructors, where we obtained positive results regardingthe possibility of use of the system in CQB training to teach positive target identification, in addition to proposals for future studies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Treinamento militar | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.title | Realidade Virtual como ferramenta de apoio na tomada de decisão no Combate em Ambientes Confinados | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Computação gráfica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologia da Informação: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ThiagoSilva_PUC_Rio_Dissertation_Final_corrigida_1.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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