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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Realidade Virtual como ferramenta de apoio na tomada de decisão no Combate em Ambientes Confinados
Autor(es): Gonçalves, Thiago da Silva
Orientador(es): Alberto Barbosa Raposo
Palavras-chave: Ambiente virtual
Treinamento militar
Simulação
Áreas de conhecimento da DGPM: Computação gráfica
Data do documento: 2022
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Descrição: Os combates modernos acontecem cada vez mais dentro das cidades, muitas vezes dentro de casa, becos, galpões, em ambientes com um espaço restrito onde tudo acontece de maneira muito rápida e com adversários que não são fáceis de serem identificados. Em uma situação dessa, a identificação positiva do alvo se torna imprescindível para que o soldado possa decidir da maneira correta se deve ou não atirar no que ele está vendo. Esse é um dos desafios que o Corpo de Fuzileiros Navais enfrenta: preparar seu soldado para nova realidade de maneira segura e com baixos custos. Por esse motivo a Realidade Virtual pode ser uma solução plausível para esse problema, preparar o militar no seu processo decisório e de maneira eficiente para uma situação de combate em ambiente confinado. O presente trabalho foi baseado em dois ambientes virtuais, o primeiro é uma sala de treinamento e o segundo, uma situação de combate em ambiente confinado (CQB - Close Quarters Battle). Em ambas as situações, 8 instruendos foram avaliados por 4 instrutores, onde obtivemos resultados positivos referentes a possibilidade do emprego do sistema no adestramento de CQB para o ensino da identificação positiva do alvo, além de propostas de estudos futuros.
Abstract: Modern combat increasingly takes place inside cities, often indoors, alleys, sheds, in environments with a restricted space where everything happens very quickly and with opponents that are not easy to identify. In such a situation, positive identification of the target becomes essential so that the soldier can correctly decide whether or not to shoot what s/he is seeing. This is one of the challenges that the Marine Corps faces: to prepare the soldier for a new reality in a safe and low-cost way. For this reason, Virtual Reality can be a plausible solution to this problem, preparing the military in its decision-making process and efficiently for a combat situation in a confined environment. The present work was based on two virtual environments, the first one is a training room, and the second a Close Quarters Battle (CQB). In both situations, 8 trainees were evaluated by 4 instructors, where we obtained positive results regarding the possibility of use of the system in CQB training to teach positive target identification, in addition to proposals for future studies.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845350
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Tecnologia da Informação: Coleção de Dissertações

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