logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAdler, Cláudia Segadilha-
dc.contributor.authorSilva, Michel Paulo Gomes da-
dc.date.accessioned2022-07-27T16:55:15Z-
dc.date.available2022-07-27T16:55:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845401-
dc.descriptionCom o advento dos sistemas eletrônicos para troca de informações no setor marítimo portuário, definidos pela Organização Marítima Internacional (IMO) através da Convenção sobre Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional, é evidente a importância de se questionar a segurança no que se refere a cyber attacks que podem causar enormes prejuízos a toda cadeia logística. Apesar de seu objetivo principal de tornar as operações marítimas mais eficientes, a Convenção e o Comitê de Facilitações da IMO por vezes não se preocupam com questões relacionadas à segurança cibernética desses sistemas. A partir disso, o presente trabalho procura analisar as características da Blockchain a fim de determinar os benefícios que esta tecnologia pode trazer ao sistema de janela única marítimo brasileiro, o Porto sem Papel, com o objetivo de torná-lo mais seguro, confiável e eficiente.-
dc.description.abstractWith the advent of electronic systems for the exchange of information in the maritime port sector, as defined by the International Maritime Organization (IMO) in the Convention on Facilitation of International Maritime Traffic, it is clear the importance of safety issues regarding cyberattacks that may cause enormous damages to the entire logistic chain. Despite its primary purpose of making maritime operations more efficient, the Convention and the IMO Facilitation Committee sometimes do not concern themselves with issues related to the cyber security of these systems. From this, the present written report seeks to analyze the characteristics of Blockchain to determine the benefits which this technology can bring to the Brazilian maritime single-window system, the Paperless Port (Porto sem Papel), to make it safer, more reliable and more efficient.-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAssuntos marítimos e portuários-
dc.subjectPortos-
dc.titleBlockchain aplicada ao porto sem papel-
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.subject.dgpmAssuntos Marítimos-
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
N36012 Michel Paulo.pdf871,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.