logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845445
Título: Incidência de queilite actínica em militares da ativa/inativos atendidos na clínica na clínica de estomatologia da Odontoclínica Central da Marinha: uma proposta de intervenção
Autor(es): Macedo, Jeanne da Cunha
Palavras-chave: Queilite
Câncer de boca
Lábio
Radiação solar
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Odontologia
Data do documento: 2020
Editor: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Descrição: A Queilite Actínica (QA) é uma desordem potencialmente maligna decorrente da exposição prolongada à radiação solar. Os profissionais da Marinha do Brasil realizam atividades militares que necessitam de exposição solar. Existe uma cultura dentro das organizações militares de que o militar deve ser “resistente ao tempo” e, por isso, desde a sua formação, o militar é exposto a diversas atividades em períodos de alta incidência solar, como formaturas, ordem unida e treinamento físico-militar. Os danos causados pela radiação são cumulativos e essa cultura organizacional somada às atividades inerentes à profissão colocam os militares como um grupo de risco para desenvolver doenças associadas à exposição solar, como a queilite actínica e o câncer de lábio. O presente trabalho visa estabelecer a incidência de queilite actínica em militares ativos/inativos da Marinha do Brasil, atendidos na Clínica de Estomatologia da Odontoclínica Central da Marinha (OCM) no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019. As causas críticas estabelecidas foram: pouco conhecimento dos profissionais da Atenção Básica sobre a doença e as ações do programa de Prevenção ao Câncer de Boca que estão limitadas às Organizações Militares do Sistema de Saúde da Marinha. Este projeto de intervenção propõe ações para aumentar o conhecimento do públicoalvo e dos dentistas da Atenção Básica sobre a doença, de modo a reduzir a incidência e estabelecer diagnósticos em estágios mais precoces.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – CDEAD/ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial no Curso de Especialização Gestão em Saúde.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845445
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ Jeanne.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.