logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845465
Título: Novas ameaças cibernéticas que impactam diretamente as armas convencionais
Autor(es): Benites, Sávio de Oliveira
Palavras-chave: Guerra Cibernética. Ameaça Cibernética. Stuxnet. Operação Orchard. Ataque Distribuído de Negação de Serviço.
Data do documento: 2020
Editor: Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)
Citação: Inicialmente faz-se necessário apresentar os conceitos utilizados ao longo deste traba- lho. Essa apresentação tem a intenção de balizar esses conceitos, pois por vezes termos como Guerra, Ameça, Cibernética e Armas Convencionais são generalizados e confundidos com o senso comum, até para pessoas ligadas à área de Defesa.
Descrição: A invenção do computador, como o ENIAC em 1946, facilitou a vida das pessoas automatizando processos e tarefas, porém aumentou a dependência delas por essa tecnologia. Atualmente, vivencia-se a expansão da internet, a qual uniu milhares de dispositivos, e por consequência, pessoas em todo o mundo em uma complexa rede interdependente, chamada de ciberespaço. Essa expansão trouxe um novo limite para a garantia da soberania pelos Estados- Nações, o qual pode ser explorado para se obter vantagens estratégicas. O controle sobre o ambiente cibernético garante a perfeita utilização dos sistemas informatizados sem interferências externas escusas, além de permitir ações efetivas sobre outros países ou organizações sem a utilização de tropas formais. O presente trabalho realiza uma análise sobre a Guerra Cibernética e seu impacto sobre a Guerra Convencional através do estudo das ameaças cibernéticas já utilizadas no cenário internacional e suas consequências para armas convencionais, tendo a finalidade de fomentar o conhecimento nesta área, além de descrever o Sistema Militar de Defesa Cibernético brasileiro. As ameaças elencadas foram estudadas com a finalidade de extrair três pontos principais: (i) o contexto que levou a utilização; (ii) as vulnerabilidades exploradas; e (iii) o impacto de sua atuação sobre as armas convencionais.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845465
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.