Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Augusto Martins Ferreira Junior, Vinícius | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T19:18:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26T19:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | O tráfego marítimo tem uma grande importância no comércio mundial sendo responsável por mais de 95% do transporte dos produtos do comércio internacional [1]. A vantagem desse modal de transporte é a possibilidade de levar grandes quantidades de mercadorias percorrendo grandes distâncias [2]. Todos os dias cerca de 70 mil navios mercantes cruzam os oceanos [3]. O tráfego marítimo é de suma importância tanto para as indústrias quanto para a logística brasileira. O tráfego marítimo para o Brasil representa 90% do seu comércio internacional [4] e 10% do comércio marítimo passa em portos brasileiros. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845485 | - |
dc.description | Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Sistema de Informação e Comunicações (C-ApA SIC) | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema elétrico brasileiro utiliza o Sistema Interligado Nacional (SIN) para conectar as regiões do país, mas o SIN exclui por enquanto a região amazônica, retardando o desenvolvimento local. O objetivo deste trabalho foi estudar uma alternativa para produção de energia elétrica em regiões remotas do Brasil, usando uma barca contendo um reator nuclear naval. Esta solução pode prover energia para pequenos munícipios, ilhas, plataformas e até mesmo indústrias na região amazônica. Os principais reatores nucleares utilizados em navios mercantes foram estudados, incluindo projetos dos Estados Unidos da América, da Alemanha, do Japão e da Rússia. O trabalho avaliou hipóteses acerca da organização empresarial, da arquitetura da usina e indicou uma arquitetura do circuito primário. Concluindo, o estudo demonstrou que uma usina nuclear móvel com potência nominal acima de 70MWe provavelmente seria competitiva em relação a geradores diesel. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) | - |
dc.relation.ispartof | Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Reator Naval. Energia Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Usina Nuclear Móvel | pt_BR |
dc.subject | Barca com Reator Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Navio Mercante Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Naval Reactor | pt_BR |
dc.subject | Nuclear Energy | pt_BR |
dc.subject | Mobile Nuclear Power Plant | pt_BR |
dc.subject | Nuclear Reactor Boat | pt_BR |
dc.subject | Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Merchant Ship | pt_BR |
dc.title | Utilização de reator naval na geração de energia elétrica em áreas remotas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Ondir Freire, Luciano | - |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.