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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845525
Título: | Reflexos da terceirização da manutenção sobre a disponibilidade dos meios navais da Marinha do Brasil |
Autor(es): | Santos, Rafael Silva dos |
Orientador(es): | Portela, Marcos Luiz |
Palavras-chave: | Meios navais - manutenção Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais - OMPSI Logística - manutenção Parceria público - Privada |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Política de defesa nacional, marítima nacional e naval |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | As considerações sobre a necessidade de se dispor uma Força Naval, permanentemente pronta, para atuar na defesa da soberania e dos interesses nacionais no País e no exterior, associadas às dificuldades que as Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais enfrentam para realizar a manutenção de meios navais levaram a pensar na forma como a terceirização poderia transformar o contexto atual e aumentar a disponibilidade dos meios navais da Marinha do Brasil. Para viabilizar o desenvolvimento desta tese foi estabelecido como objetivo geral relacionar ações que contribuam para o aperfeiçoamento da terceirização da manutenção dos meios navais da Marinha do Brasil. Foram estabelecidos, também, três objetivos específicos: identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais para executar a manutenção dos meios navais de superfície; descrever o modelo de terceirização da manutenção de meios navais de superfície em uso pela Marinha do Brasil; e identificar aspectos relevantes da terceirização da manutenção de meios navais na marinha dos EUA que possam servir como oportunidades de melhoria para o modelo de terceirização da Marinha do Brasil. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, complementada por encaminhamento de questionários. A pesquisa identificou que as principais dificuldades enfrentadas pelas Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais são: apoio logístico deficiente; perda gradual de capacidade relacionada a processos industriais e atividades de manutenção; retenção do conhecimento; dificuldades para planejar manutenções que considerem a Gestão do Ciclo de Vida; dificuldades para gerenciar de forma eficaz os recursos humanos, ferramental, documentações técnicas, facilidades industriais, sobressalentes e portifólio de projetos; e atraso ou inviabilização dos reparos por indisponibilidade de sobressalentes na quantidade necessária. A pesquisa também identificou que para realizar as manutenções em meios navais, as Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais terceirizam apenas os serviços que elas se encontram impossibilitadas de executar. Nesse caso, os contratos são celebrados sob regime de empreitada de natureza contínua, sem cláusula de desempenho. A comparação entre os modelos de terceirização da manutenção de meios navais empregados na Marinha do Brasil e na marinha dos EUA identificou oportunidades de melhoria que podem ser adaptadas para emprego na Marinha do Brasil. Além disso, foi identificado que as terceirizações, atualmente, contribuem para melhorar a disponibilidade de equipamentos, sistemas e meios navais específicos, porém, não são suficientes para solucionar os problemas relacionados à manutenção em toda a Marinha do Brasil. Finalmente, atingindo o objetivo geral da tese, foi sugerida a adoção de um modelo híbrido onde os serviços de manutenção serão realizados pelas Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais e por empresas que executarão serviços tanto por terceirização tradicional quanto por Logística Baseada em Desempenho. Além disso, o modelo previu o emprego de Parceria Público-Privada para revitalizar as estruturas das Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais, mantê-las modernizadas durante a vigência do contrato e servir como forma de captação de recursos para a manutenção, modernização e Períodos de Manutenção dos meios navais |
Abstract: | Considerations on the need to have a Naval Force, permanently ready, to act in the defense of sovereignty and national interests in the country and abroad, associated with the difficulties that Military Industrial Services Provider Organizations face to carry out the maintenance of naval assets led to figure out how outsourcing could transform the current context and increase the availability of the Brazilian Navy's naval assets. In order the develop the studies, it was stablished that the general objective of this thesis was to list actions that contribute to the improvement of the outsourcing in the maintenance of naval assets of the Brazilian Navy. Three specific objectives were also created: to identify the main difficulties faced by Military Industrial Services Provider Organizations to carry out the maintenance of surface ships; to describe the outsourcing model for the maintenance of naval assets in use by the Brazilian Navy; and to identify relevant aspects of the outsourcing of naval assets maintenance in the US Navy that serve as improvement opportunities for the Brazilian Navy's outsourcing model. The methodology used was the bibliographical research, complemented by the submission of questionnaires. The research identified that the main difficulties faced by Military Industrial Services Provider Organizations are: deficient logistical support; gradual loss of capacity related to industrial processes and maintenance activities; knowledge retention; difficulties in planning maintenance that consider Life Cycle Management; difficulties to effectively manage human resources, tools, technical documentation, industrial facilities, spare parts and project portfolio; and delay or unfeasibility of the repairs due to unavailability of spare parts. The research also identified that to carry out maintenance in naval resources, the Military Industrial Services Provider Organizations outsource only those services that they are unable to perform. In this case, the contracts are entered into under a continuous works regime, without a performance clause. The comparison between the naval assets maintenance outsourcing models employed in the Brazilian Navy and in the US Navy identified opportunities for improvement that can be adapted for employment in the Brazilian Navy. Furthermore, it was identified that outsourcing currently contributes to improving the specific availability of equipment, systems and naval resources, however, they are not enough to solve the problems related to maintenance throughout the Brazilian Navy. Finally, reaching the general objective of the thesis, it was suggested the adoption of a hybrid model, where maintenance services will be performed by Military Industrial Services Provider Organizations and by companies that will perform services either through traditional outsourcing or through Performance-Based Logistics. In addition, the model provided for the use of Public-Private Partnerships to revitalize the structures of Military Industrial Services Provider Organizations, keep them modernized during the term of the contract and serve as a way to obtain resources for maintenance, modernization and Periods of Maintenance of naval assets |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845525 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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