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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845537
Título: | A terceirização da função logística manutenção : uma comparação entre a logística baseada em desempenho e o suporte logístico contratado |
Autor(es): | Colmenero, Rodrigo Lamfre |
Orientador(es): | Silva , Marcos Valle Machado da |
Palavras-chave: | Logística baseada em desempenho Motores aeronáuticos Suporte logístico contratado |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Logística militar naval |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) apresenta para a comunidade internacional os objetivos do Estado brasileiro referentes à defesa nacional. Dentre esses objetivos, está o projeto de Obter Capacidade Operacional Plena (OCOP), o qual é descrito em detalhes no Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED). Em cumprimento aos documentos hierarquicamente superiores, a Marinha do Brasil (MB) elaborou o Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) e estabeleceu Objetivo Naval homônimo ao projeto do PAED para garantir a manutenção e a modernização dos seus meios, com uma disponibilidade mínima de 65%. Para tal, a MB se utilizará da função logística manutenção, a qual pode ser terceirizada por meio de diversas estratégias de gestão. Entre essas estratégias estão a logística baseada em desempenho, conhecida pela sigla inglesa advinda de Performance-Based Logistic (PBL), e o suporte logístico contratado, do inglês Contractor of Logistic Support (CLS). Assim, esta tese tem o propósito de comparar a estratégia de gestão do PBL com a do CLS, a fim de gerar conhecimento teórico e prático sobre esses dois modelos de terceirização da função logística manutenção, que são particularmente bastante utilizados no mercado de aviação para motores aeronáuticos. Para tanto, selecionou-se a metodologia dedutiva, a partir da coleta de informações presentes em livros, artigos e relatórios. Portanto, esta tese apresenta a conceituação do PBL, segundo instituições do Department of Defense (DoD) e autores que pesquisaram sobre o assunto, as limitações e as barreiras do PBL, conformas estratégias de gestão lista as vantagens, as esvantagens, as limitações e as possibilidades do PBL e do CLS,bem como faz uma comparação das duas estratégias de gestão nos eixos de estudo dos custos e ino da comparação, foi possível deduzir que, no eixo dos resultados, o PBL apresenta melhor probabilidade de desempenho que o CLS e, no eixo dos custos, tal probabilidade depende do aspecto considerado. Por fim, a tese conclui que o PBL apresenta muitas possibilidades de redução do custo do ciclo de vida do componente, subsistema ou sistema, bem como de aumento do desempenho da disponibilidade operacional e da confiabilidade |
Abstract: | The White Book on National Defense, named in Portuguese Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), presents the national defense objectives of the Brazilian State to the international community. Among these objectives is the project Obter Capacidade Operacional Plena (OCOP), which is described in detail in the Defense Articulation and Equipment Plan, named in Portuguese Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED). In compliance with hierarchically superior documents, the Brazilian Navy, Marinha do Brasil (MB), prepared the Navy's Strategic Planning, named in Portuguese Planejamento Estratégico da Marinha (PEM 2040) and established the Naval Objective homonymous to the PAED project to ensure the maintenance and modernization of its resources, with a minimum availability of 65%. To this end, MB will use the maintenance logistics function, which can be outsourced through various management strategies. Among these strategies are Performance-Based Logistics (PBL) and Contractor of Logistic Support (CLS). Thus, this thesis aims to compare the management strategy of PBL with that of CLS, to generate knowledge about these two outsourcing models of the maintenance logistics function, which are particularly widely used in the aviation market for aircraft engines. For that, the deductive methodology has been selected to gather information present in books, articles, and reports. Thus, this thesis presents the concept of PBL, according to Department of Defense (DoD) institutions and authors who researched on the subject, the limitations, and barriers of PBL, as described in articles published mainly by DoD institutions, and concrete cases, featured in articles and reports on the F/A-18 (HORNET), T-45 (GOSHAWK) aircrafts and their engines. Next, this thesis presents the concept of CLS, according to some of the Armed Forces of the United States of America (USA), the characteristics of this strategy, according to articles and reports issued on the subject, and concrete cases, among them, the UH-15A helicopters of MB and the aeronautical engines used by the Brazilian Air Force (FAB) and by the MB. Closing the survey, the chapter on the comparison of management strategies lists the advantages, disadvantages, limitations, and possibilities of PBL and CLS, as well as a comparison of the two management strategies in the axes of studying costs and results, focusing on support for aircraft engines. At the end of the comparison, it was possible to deduce that, in the results axis, PBL has a better performance probability than CLS and, in the cost axis, this depends on the aspect considered. Finally, the thesis concludes that PBL presents a lot of possibilities for reducing the component, subsystem or system, life cycle cost, as well as increasing the performance of operational availability and reliability. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845537 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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