logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845543
Título: O fomento e a integração do transporte hidroviário interior (THI) brasileiro com foco no desenvolvimento sustentável
Autor(es): Araujo, Nícáro Satiro de
Orientador(es): Rios, Marcos Antônio Nobrega
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Transporte hidroviário interior
Transporte verde
meio ambiente - mobilidade verde
Plano Estratégico da Marinha- PEM - 2040
Política Marítima Nacional
Áreas de conhecimento da DGPM: Hidrografia e Navegação
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma visão estratégica, focada no desenvolvimento sustentável, para o fomento do Transporte Hidroviário Interior (THI) brasileiro e a integração com os demais modais de transporte da matriz nacional. No momento que, mundialmente, se discute as interações humanas com o meio ambiente e a necessidade de melhor preservá-lo para as gerações futuras, faz-se oportuno analisar o potencial da navegação interior brasileira e os benefícios para a sustentabilidade nacional e internacional à medida que só aproveitamos um terço da nossa malha hidroviária. O transporte hidroviário interior emite menos gases de efeito estufa, consome menos combustível e se apresenta como uma ótima opção para equilíbrio da matriz de transporte nacional quando integrado, principalmente, ao modal rodoviário e ferroviário. São essas e outras características que o definem como “transporte verde”. Dessa maneira, é importante observar como a União Europeia, os EUA e a China — os melhores exemplos do uso do modal hidroviário global — estão se posicionando com relação às boas práticas do setor de transporte e a imperativa necessidade mundial de harmonia entre as atividades econômicas e sociais com a preservação do meio ambiente global. Outros dois importantes elementos de estudo são as convenções sobre as mudanças climáticas conduzidas pela a Organização das Nações Unidas (ONU) e os documentos federais normativos que versam sobre o transporte hidroviário interior brasileiro. Cabe ressaltar o protagonismo da Marinha do Brasil perante aos assuntos relacionados ao transporte hidroviário interior já que entre os documentos analisado estão o PEM-2040, recém-publicado, e a Política Marítima Nacional, em fase de atualização.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval (EGN) como requisito parcial à conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2021)
Abstract: The aim of this work was to present a strategic view, focused in the sustainability development, for the promotion of the Brazilian inland waterway transport and integration with the other transport modes in the national matrix. At a time when, worldwide, human interactions with the environment and its preservation needs to the next generation are being discussed it´s opportune to analyze the potential of the Brazilian inland waterway navigation and its benefits for the national and international sustainability since only one third of the national waterway network is taken advantage of. Inland waterway transport emits less greenhouse gases, consumes less fuel and presents itself as a great option for balancing, in the national transportation matrix, mainly, the road and rail transport utilization. These characteristics define the inland waterway transport as the “green transport”. Thus, it´s important to observe how the European Union, the USA and China – the best examples on the global waterway utilization - are positioning themselves on the transport sector best practices and the worldwide imperative necessity to harmonize the economic and social activities and the global environment preservation. Two other important elements of study are the UN climate change conventions and the Brazilian Federal standards related to the inland waterway transport. It´s worth emphasizing the role of the Brazilian Navy in matters related to the inland waterway transport, since among the analyzed documents are the just published Navy Strategic Plan 2040 (PEM 2040) and the National Maritime Policy (process of being updated)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845543
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
017 CPEM2021_TESEFINAL_CMG NICÁCIO.pdf971,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.