Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Violante , Alexandre Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, José Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-06T02:40:46Z | - |
dc.date.available | 2022-11-06T02:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845560 | - |
dc.description | Este trabalho teve como objeto de pesquisa a mão de obra especializada aplicada na manutenção do sistema de periscópios dos Submarinos Classe Tupi (SCT) durante os Períodos de Manutenção Geral (PMG). A questão central que motivou a pesquisa foi como as políticas de Governo afetaram a perda de mão de obra especializada e correlacionam-se à execução dos reparos dos sistemas de periscópios, durante os PMG de SCT. Consequentemente, o objetivo principal da tese analisou a perda de mão de obra especializada e suas inter-relações com a execução dos reparos dos sistemas de periscópios dos SCT, de 2000 a 2020, e, consequentemente, na disponibilidade desses meios navais. A pesquisa se justifica em virtude da Política de Manutenção de Meios Navais ser de alta relevância para MB, alinhando-se com o seu Plano Estratégico. Nesse contexto, a manutenção do sistema de periscópios dos submarinos constitui-se em um exemplo da aplicação da referida Política, que se revela de suma importância para Força Naval, pois a sua execução impacta diretamente na disponibilidade desses meios para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas durante seu ciclo operativo. A manutenção do sistema de periscópios dos submarinos durante os PMG é de responsabilidade dos setores Operativo e de Material, principais stakeholders desse tipo de projeto. Como metodologias aplicadas, destacam-se: a análise de conteúdo de fontes primárias, como normas, documentos oficiais e, principalmente, dados históricos das Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais (OMPS-I); e revisão bibliográfica de especialistas, em trabalhos publicados em livros, artigos, entrevistas, jornais, etc. Assim, estabeleceu-se, não uma mera repetição de dados e/ou análises, mas uma base teórica e novos pontos de vista sobre o objeto em lide. Como respostas à questão proposta, a tese discutiu: o cenário políticoeconômico no Brasil, com foco no emprego de mão de obra especializada; o histórico dos submarinos e das principais OMPS responsáveis pelas atividades de construção, manutenção e modernização desses meios; os dados da aplicação de mão de obra da oficina de periscópios, disponíveis no Sistema de Gerenciamento do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), o que permitiu a análise do perfil de recursos humanos apropriados; e a terceirização do reparo dos periscópios - suas vantagens, desvantagens e desafios da Gerência de Submarinos do CMS. Como perspectivas futuras, foram apresentadas algumas tecnologias emergentes que poderão ser instaladas nos modernos submarinos, além de discutir como elas poderão afetar a execução dos serviços de manutenção nesses meios pelo CMS. Portanto, esta tese pode servir de base para subsidiar escolhas de modelos para manutenção e de mão de obra especializada aplicável nos projetos estratégicos da Marinha do Brasil relacionados a submarinos e seus equipamentos | pt_BR |
dc.description | Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C -PEM - 2021) | - |
dc.description.abstract | This work had as object of research the specialized labor applied in the maintenance of the periscope system of the Tupi Class Submarines (SCT) during the General Maintenance Periods (PMG). The central question that motivated the research was how Government policies affected the loss of specialized labor and how they correlate with the execution of repairs to periscope systems, during the SCT PMG. Consequently, the main objective of the thesis analyzed the loss of specialized labor and its interrelationships with the execution of repairs to the SCT's periscope systems, from 2000 to 2020, and, consequently, in the availability of these naval resources. The research is justified because the Naval Resources Maintenance Policy is highly relevant for MB, in line with its Strategic Plan. In this context, the maintenance of the submarine periscope system is an example of the application of the aforementioned Policy, which is of paramount importance for the Naval Force, as its execution directly impacts the availability of these means to fulfill the missions that are assigned during its operating cycle. The maintenance of the submarine periscope system during the PMG is the responsibility of the Operating and Material sectors, the main stakeholders of this type of project. As applied methodologies, the following stand out: the analysis of the content of primary sources, such as norms, official documents and, mainly, historical data from Military Organizations Providing Industrial Services (OMPS-I); and bibliographic review by specialists, in works published in books, articles, interviews, newspapers, etc. Thus, it was established, not a mere repetition of data and/or analysis, but a theoretical basis and new points of view about the object under discussion. As answers to the proposed question, the thesis discussed: the political-economic scenario in Brazil, with a focus on the employment of specialized labor; the history of the submarines and the main OMPS responsible for the activities of construction, maintenance and modernization of these means; data on the application of labor from the periscope workshop, available in the Management System of the Systems Maintenance Center (CMS), which allowed the analysis of the profile of appropriate human resources; and the outsourcing of periscope repair - its advantages, disadvantages and challenges of CMS Submarine Management. As future perspectives, some emerging technologies that could be installed in modern submarines were presented, in addition to discussing how they could affect the execution of maintenance services in these means by the CMS. Therefore, this thesis can serve as a basis to support model choices for maintenance and specialized labor applicable in strategic projects of the Brazilian Navy related to submarines and their equipment | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Submarinos | pt_BR |
dc.subject | Mão de obra especializada | pt_BR |
dc.title | Política de manutenção de meios navais a perda de mão de obra especializada nos reparos dos sistemas de periscópios dos Submarinos Classe Tupi, entre 2000 e 2020 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Submarino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
041 CPEM2021_TESEFINAL_ETM JOSÉ PINHEIRO.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.