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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCesar, Igor Thiago de Andradept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Saulo Escobar-
dc.date.accessioned2022-11-08T17:19:28Z-
dc.date.available2022-11-08T17:19:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAUJO, Saulo Escobar. Análise da Viabilidade do Desembaraço Alfandegário pela Marinha do Brasil no Porto de Paranaguá. Rio de Janeiro, 2018. Monografia (Especialização em Comércio Exterior) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845567-
dc.descriptionO comércio internacional tem crescido consideravelmente nos últimos anos, embora tenha enfrentado uma desaceleração em escala global após a Crise Financeira Internacional de 2008. Seguindo o mesmo ritmo do mercado mundial, o Brasil apresentou um crescimento do seu comércio exterior, principalmente pelo lado das importações, em função da super valorização da moeda nacional em relação ao dólar (TRINDADE, 2011). A maior parte dos meios da Marinha do Brasil, incluindo navios, aeronaves e carros de combate não são fabricados no país, tendo assim fornecedores localizados em diversos lugares do Mundo, logo sua efetiva aquisição e reposição de suas peças originam consequentemente um processo de importação. Dessa forma, é razoável compreender, que os processos envolvidos na importação desses meios e de seus sobressalentes são fundamentais e estratégicos para o poder de dissuasão das Forças, crescendo assim de importância e exigindo cada vez mais dos setores envolvidos uma maior precisão.Atualmente somente o custo de desembaraço alfandegário da Marinha do Brasil gira em torno de R$ 3,5 milhões anuais (MARINHA DO BRASIL, 2017), sendo assim necessário criar mecanismos para reduzir o custo dessa operação. Nesse diapasão este trabalho irá analisar soluções que reduzam esses custos como o desembaraço alfandegário, no Porto de Paranaguá que de acordo com Cesar,2016 foi o Porto com o menor valor agregado na operação de importação da Marinha do Brasil.Este trabalho tem como objetivo principal analisar a viabilidade do desembaraço de alfandegário das cargas importadas pela Marinha do Brasil no Porto de Paranaguá.Segundo Vergara (2010), o presente trabalho é classificado quanto aos objetivos como uma pesquisa exploratória;pois a análise das alternativas para realização do desembaraço alfandegário fora do estado do Rio de Janeiro é uma área com pouco conhecimento acumulado, tampouco sistematizado e não comporta hipóteses e uma pesquisa descritiva ao descrever a sistemática atual de desembaraço alfandegário da MB, a estrutura organizacional do Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM) e como aquele Centro está inserido no Sistema de Abastecimento da Marinha, este estudo é um levantamento de campo; pois os dados foram coletados na Divisão de Importação do CDAM; pesquisa bibliográfica uma vez que é baseada num estudo sistematizado desenvolvido através de materiais publicados em livros, revistas, jornais e etc e investigação documental, já que foi realizada com base em documentos internos da Marinha do Brasil (VERGARA, 2010). Foram comparados os custos atuais de desembaraço alfandegário nos Terminais do estado do Rio de janeiro e de Paranaguá, analisados os custos de transporte com base nos contratos vigentes no CDAM e dentre os custos para realização do desembaraço alfandegário no Porto de Paranaguá identificado a solução mais viável.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.titleAnálise da Viabilidade do Desembaraço Alfandegário pela Marinha do Brasil noPorto de Paranaguápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmLogística de materialpt_BR
Aparece nas coleções:Abastecimento: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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