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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845574
Título: | Intervenção civil e a inovação na U.s. Navy: a atuação do Congresso dos Estados Unidos da América no Programa UCLASS |
Autor(es): | Leite, Luiz Miguel Klen |
Orientador(es): | Claudio Marin Rodrigues |
Palavras-chave: | Aeronaves Inovação Remotamente Pilotadas Tecnologia UCLASS - Unmanned Carrier-Launched Airborne Surveillance and Strike |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Ciência, Tecnologia e Inovação |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Em 2010, a U.S. Navy iniciou esforços para o desenvolvimento do Unmanned Carrier-
Launched Airborne Surveillance and Strike (UCLASS), programa que tinha o potencial de
modificar a forma como os porta-aviões eram empregados. De acordo com requisitos
estabelecidos em 2011, o programa deveria resultar à uma Aeronave Remotamente Pilotada
(ARP) furtiva, que pudesse ser utilizada à partir daquele navios e fosse capaz de realizar
missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e ataques de precisão em
ambientes contestados. Entretanto, aqueles requisitos foram alterados em 2012 em favor de
uma plataforma dedicada à missões de ISR em torno dos navios aeródromos dos EUA, que
pudesse realizar tarefas de contraterrorismo em ambientes permissivos e que tivesse custos
acessíveis, com esse último aspecto se tornando um parâmetro de performance essencial.
Aquela organização militar defendeu as modificações citadas, argumentando que elas eram
necessárias para que o programa fosse acessível em termos orçamentários. Todavia, o
Congresso norte-americano pressionou aquela Força em favor da retomada dos requisitos
originais, mas a interferência civil não foi suficiente para garantir a inovação. A partir de
2016, o UCLASS deu lugar ao Carrier Based Aerial Refueling System (CBARS), uma ARP
dedicada ao reabastecimento em voo de aviões de caça tripulados e com capacidade limitada
de ISR. O caso deu início a um debate sobre a resistência com que as Forças Armadas
(FFAA) tratam inovações potencialmente disruptivas. A presente dissertação utiliza o
rastreamento de processo e o estudo de caso, bem como as contribuições teóricas de Stephen
P. Rosen e Terry C. Pierce, para investigar o motivo da referida atuação do Legislativo ter
falhado. Observou-se que o baixo apoio militar e a resistência à uma inovação disruptiva no
seio da U.S. Navy, bem como a falta de suporte do Escritório do Secretário de Defesa
limitaram as chances de sucesso da ingerência feita pelo Congresso Dissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2021 |
Abstract: | .In 2010, the U.S. Navy began efforts to develop the Unmanned Carrier-Launched Airborne Surveillance and Strike (UCLASS), a program that had the potential to change the way aircraft carriers were employed. According to the requirements established in 2011, that initiative was expected to result in a stealthy Remotely Piloted Aircraft, which could be used from those ships and was capable of carrying out Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR) missions and precision attacks in contested environments. However, those requirements were changed in 2012 in favor of a platform dedicated to ISR missions around U.S. carriers, that could perform counterterrorism tasks in permissive environments and that had affordable costs, with the latter aspect becoming a Key Performance Parameter. That military organization defended the aforementioned changes, arguing that they were necessary for the program to be affordable in budget terms. However, the U.S. Congress pressed that Service in favor of resuming the original requirements, but civil interference was not enough to guarantee innovation. As of 2016, UCLASS gave way to the Carrier Based Aerial Refueling System (CBARS), an RPA dedicated to refueling manned fighter aircraft in flight, with limited ISR capacity. The case started a debate about the resistance with which the Armed Forces deal with potentially disruptive innovations. The present dissertation uses process tracing and case study methods, as well as the theoretical contributions of Stephen P. Rosen and Terry C. Pierce, to investigate the reason why the referred Legislative action failed. It was noted that low military support and resistance to disruptive innovation within the U.S. Navy, as well as the lack of support from the Office of the Secretary of Defense, limited the chances of a successful Congress' interference |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845574 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Dissertações |
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