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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Transferência de óleo cru no mar entre navios: uma alternativa para reduzir os danos ambientais marítimos
Autor(es): Silva, Gilberto Maciel da
Orientador(es): José Augusto Abreu Moura
Palavras-chave: Petróleo
Óleo cru - Transferência - Bacias
Áreas de conhecimento da DGPM: Ciência, Tecnologia e Inovação
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar as operações de transferência de óleo cru entre navios nas áreas das bacias de exploração do Espírito Santo, Campos e Santos. Com o crescimento da produção nacional de petróleo, e em profundidades cada vez maiores, esse tipo de operação se tornou mais frequente e desafiadora. Novas modalidades de transferência foram adotadas a fim de atender com eficiência e segurança a produção daquelas áreas. Assim surgem as operações de transferência conhecidas como “Ship to ship” (STS) navegando e suas variantes: atracado e fundeado. Diante desse cenário, buscou-se entender como cada modalidade de transferência é executada, quais suas condicionantes operacionais e o arcabouço legal que rege a atividade, e qual poderia se apresentar como a melhor alternativa a fim de reduzir os riscos ambientais marítimos. Foi feita ainda uma análise qualitativa e quantitativa do risco em cada uma das modalidades, e os custos envolvidos. Comparou-se então os resultados a fim de concluir qual das modalidades traz maior eficiência técnica e econômica para a transferência de petróleo no mar
Dissertação (mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM - 2021 )
Abstract: This work aims to analyze the operations of transferring crude oil between ships in the areas of the exploration basins of Espírito Santo, Campos and Santos. With the growth of national oil production, at increasingly greater depths, this type of operation has become more frequent and challenging. New transfer modalities were adopted in order to efficiently and safely supply the production in those areas. Thus the transfer operations known as “Ship to Ship” (STS) sailing and its variants arise: moored and anchored. In view of this scenario, the goal was to understand how each type of transfer is carried out, its operational conditions and the legal framework that guides the activity, and what could present itself as the best alternative in order to reduce maritime environmental risks. A qualitative and quantitative analysis of the risk was also carried out in each of the modalities, and the costs involved were calculated. The results were then compared in order to conclude which of the modalities brings greater technical and economic efficiency for the transfer of oil at sea
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845591
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Dissertações

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