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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845595
Título: | A logística em operações humanitárias: a análise do desempenho do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro na operação Grande Muralha |
Autor(es): | Franco, Jorge Eduardo |
Orientador(es): | Maia, Marcus Eduardo Fernandes |
Palavras-chave: | Logística Operação Humanitária Cadeia de suprimentos de saúde COVID-19 Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Logística de material |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A partir de 2020, o planeta foi surpreendido pela pandemia do COVID-19, uma doença de
origem chinesa que matou milhares de pessoas ao redor do mundo, e o Brasil foi
severamente atingido por esse surto. O Governo Federal Brasileiro, em fevereiro daquele
ano, decretou estado de emergência por meio de portaria e, ato contínuo, visando cumprir o
previsto na Estratégia Nacional de Defesa e no Livro Branco de Defesa Nacional, quanto à
participação das Forças Armadas em ações humanitárias e combater essa pandemia, foi
ativada a Operação Grande Muralha pela Marinha do Brasil, uma operação humanitária na
qual foram utilizados todos os recursos de pessoal e material disponíveis para combater o
flagelo que o país enfrentava. O Sistema de Abastecimento da Marinha, com sua cadeia
logística de suprimentos de saúde, apoiou ativamente a cadeia logística humanitária da
Operação Grande Muralha, para manter o fluxo extraordinário de equipamentos de proteção
individual e materiais de saúde para o tratamento nos casos de infecção pelo novo
coronavírus, cuja demanda foi previamente detalhada no Plano Logístico da Operação. Para
resolver o problema logístico de fornecer esses suprimentos aplicados à saúde, realizou-se
um esforço logístico por parte dos Órgãos do Sistema de Abastecimento e ativou-se o ciclo
logístico com suas fases básicas a fim de atender a função logística suprimento. Destacou-se,
nesse ciclo, a fase de obtenção a qual foi desenvolvida pelo Órgão de Obtenção no País, que
atuou na aquisição pelo método da compra desses itens com uma legislação específica e
condições peculiares de mercado. Tal Órgão enfrentou dificuldades de toda a ordem para
cumprir a missão assumida. O presente trabalho focará no desempenho do Centro de
Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro quanto ao atendimento, de forma efetiva, das
demandas apresentadas de itens de saúde para a Operação, com base no parâmetro de nível
de atendimento para obtenção definido para a cadeia de suprimentos de saúde do Sistema
de Abastecimento da Marinha durante 2020 e 2021. Foi analisado o desempenho, e esse
comparado ao parâmetro de atendimento, além de verificada a atuação efetiva do Centro.
Como resultado dessa atuação identificaram-se boas práticas, lições aprendidas e
procedimentos que servem de subsídios para aquisições futuras com cenários legais e
econômicos semelhantes. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-SUP 2022). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845595 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Abastecimento: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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