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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAgnes Torres Aguiarpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Braga dos-
dc.date.accessioned2022-12-07T16:47:49Z-
dc.date.available2022-12-07T16:47:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845623-
dc.descriptionAo tratar da influência das Ações resultantes da Política de Ensino na capacitação dos Profissionais, a aprendizagem por competências, que consiste em um dos objetivos da referida Política, norteia a presente pesquisa. A Política de Ensino da Marinha tem o propósito de estabelecer os objetivos do ensino naval que devem ser alcançados pela MB, bem como apresentar as diretrizes para as Organizações Militares (OM) pertencentes ao Sistema de Ensino Naval (SEN), e as diretrizes de execução do ensino na MB. Decorrente da Estratégia Nacional de Defesa e do Plano Estratégico da Marinha (PEM), a Política de Ensino apresenta como necessário, dentre os Objetivos de Ensino da Marinha, o contínuo e permanente desenvolvimento de competências, em função da evolução tecnológica. Nesse sentido, no ano de 2017, a MB implantou a metodologia de Ensino por competências nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros. O estudo, ao tratar da Política de Ensino na capacitação dos Profissionais, busca, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, verificar a eficácia da metodologia por competências à luz da PoEnsM, partindo da análise da presença da metodologia no mundo e no Brasil, passando pela transição das metodologias na MB, pela capacitação do corpo docente para trabalhar por competências, e pelos resultados obtidos pelos alunos do Curso de Formação de Marinheiros de 2017. O estudo conclui que a PoEnsM está recebendo uma resposta positiva com a implantação do Currículo por Competências; e aponta, porém, que essa resposta pode não ser perene em função da capacitação de quem cabe capacitar os profissionais. Constata que os cursos existentes na MB voltados para a Didática da aula para os docentes deixam de guardar relação com a Aprendizagem por Competências; conclui que a implementação da Metodologia por competências deveria ser iniciada com a criação de curso do SEN para capacitação de docentes nessa metodologia; reconhece que o ensino por objetivos não é antagônico à metodologia por competências; sinaliza que nos cursos relacionados a programas estratégicos o desenvolvimento da componente “atitudes” tem extrema relevância para a soberania, e que, na fotografia de momento, a capacitação das Praças por meio do Novo Itinerário Formativo (NIF) associada à aprendizagem por competências apresenta-se eficaz, no caminho entre a graduação de Marinheiro e de Suboficial, carecendo, no entanto, de ajustes, no caso de possível necessidade de complementar a capacitação com cursos de Programas Estratégicos, a exemplo dos voltados para o Programa Nuclear da Marinha, que não são conduzidos por competência.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica de Ensinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCapacitação Profissionalpt_BR
dc.titleA influência das ações resultantes da política de ensino na capacitação dos profissionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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