logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845639
Título: Os Estados Unidos da América e o Atlântico Sul: avaliação das estratégias e interesses geopolíticos atuais e futuros
Autor(es): Darr, Tyler A.
Orientador(es): Mattos, Leonardo
Palavras-chave: Estados Unidos da América (EUA)
República Popular da China
Atlântico Sul
INSSG
Áreas de conhecimento da DGPM: Geopolítica
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Este estudo examina os interesses geopolíticos, as políticas e a estratégia dos Estados Unidos da América na região do Atlântico Sul. Os EUA têm interesse em garantir que a região do Atlântico Sul permaneça democrática e estável. Essa estabilidade permite o livre fluxo de comércio entre as nações e por meio desta região-chave. O estudo usa a Orientação Estratégica Provisória de Segurança Nacional de março de 2021 (INSSG – Interim National Security Strategic Guidance, na sigla em inglês) como uma lente para examinar como os EUA definem seus interesses atualmente. O INSSG define como os EUA enfrentarão os problemas modernos e destaca a competição global com a República Popular da China (RPC) como o principal desafio aos interesses dos EUA. Depois de examinar as políticas e esforços atuais dos EUA em três países-chave do Atlântico Sul: Brasil, Argentina e Nigéria, o estudo analisa os esforços da RPC para ganhar influência no Atlântico Sul. Examinando especificamente os esforços da RPC no Brasil, Argentina e Golfo de Guinie, fica claro que a RPC está utilizando práticas econômicas predatórias para obter alavancagem econômica e política. Essa alavancagem e influência degradam o estado de direito e têm o potencial de desestabilizar a região. Para garantir que os EUA possam proteger seus interesses na região, eles devem adotar políticas e ações legislativas específicas para o Atlântico Sul. Reconhecer a importância da região e os desafios dos esforços da RPC permite que os EUA implementem os estados finais desejados descritos no INSSG.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845639
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2021_TYLER.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.