logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845642
Título: Terrorismo suicida: a estratégia que libertou o Líbano das tropas de Israel em 1985
Autor(es): Dias, Adelton Ferreira
Orientador(es): Nagashima, Ohara Barbosa
Palavras-chave: Ataque suicida
Estado de Israel
República do Líbano
Áreas de conhecimento da DGPM: Planejamento estratégico de defesa
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Os ataques suicidas têm sido parte do arsenal de táticas de grupos insurgentes desde o período do Império Romano (27 a.C. – 450 d.C.). Atualmente, essas investidas são consideradas como uma estratégia exitosa contra tropas invasoras oriundas de uma democracia. Em face desse cenário, o propósito desta pesquisa é verificar a existência de uma correlação positiva entre a retirada do Estado de Israel da República do Líbano em 1985 e o terrorismo suicida executado sobre suas tropas. Para alcançar esse objetivo, estabeleceu-se como desenho de pesquisa o estudo de caso, o qual proveu dados qualitativos e quantitativos para se chegar ao propósito deste trabalho. Com esse modelo referencial, confrontou-se a realidade com a teoria da estratégia lógica do terrorismo suicida de Robert Pape (2003). Assim, foi possível constatar que existe uma correlação positiva que se concretiza com um ciclo do terrorismo suicida contra uma democracia, que é pressionada por ele até alcançar seu objetivo político, que é a retirada das tropas invasoras. Dessa maneira, como resultado da pesquisa, concluiu-se que houve aderência à teoria utilizada. Devido à não generalização desse resultado, incita-se que novos estudos sejam realizados de forma a identificar a mesma correlação. Dessa forma, aconselha-se um estudo voltado para a influência do resultado como o nível de maturidade dos valores democráticos de um Estado invasor. Por fim, é demonstrada a relevância de considerar os ataques suicidas dentre as possíveis capacidades de um adversário insurgente em um planejamento de contrainsurgência conduzido pela Marinha do Brasil.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845642
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2021_ADELTON.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.