logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845679
Título: Performance-Based Logistics: uma análise da experiência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América no emprego de contratos de suporte logístico baseados em desempenho
Autor(es): Silva, Artur Felipe Cunha da
Orientador(es): Portela, Marcos Luiz
Palavras-chave: Performance-Based Logistics
Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América
Teoria da Agência
Estratégia de apoio logístico baseado em desempenho
Estratégia de apoio logístico transacional
Áreas de conhecimento da DGPM: Logística militar naval
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América acumula uma experiência de mais de vinte anos no emprego de contratos de suporte logístico baseados em desempenho, ou contratos de Performance-Based Logistics. Ao analisar o know-how estadunidense, este estudo torna-se relevante na identificação das melhores práticas adotadas, apontando as condições fundamentais e necessárias para que a Marinha do Brasil possa futuramente empregar, de forma regular, a estratégia de apoio logístico baseado em desempenho. Para proceder a investigação, foi utilizado o modelo teórico da Teoria da Agência e adotado como desenho de pesquisa a teoria comparada com a realidade, fundamentado em pesquisa documental e bibliográfica. Desta forma, a dissertação tem como propósito apontar como, na estratégia de apoio logístico transacional, os diferentes interesses do contratante e das empresas contratadas podem dificultar o apoio aos meios e sistemas, investigando se a contratação de logística baseada em desempenho proporciona melhores resultados e se a mudança para a estratégia de apoio logístico baseado em desempenho guarda relação com a Teoria da Agência. Assim, o desenvolvimento do trabalho apresenta a seguinte questão principal: a implementação da estratégia de contratos de suporte logístico baseados em desempenho possui aderência com a Teoria da Agência, em especial quanto ao aperfeiçoamento de componentes de governança para reduzir os conflitos de interesse entre o contratante e os contratados? Para responder à questão, as bases da Teoria da Agência e os principais elementos da implementação da estratégia de apoio logístico baseado em desempenho são apresentados no decorrer do estudo e, posteriormente, confrontados. Ainda, duas questões complementares são levantadas na proposta de pesquisa: quais os ganhos decorrentes da adoção de contratos de Performance-Based Logistics? Quais são os principais elementos de aprendizado obtidos da experiência estadunidense, a serem considerados para que os contratos de Performance-Based Logistics sejam aplicáveis à terceirização da manutenção de sistemas e meios da Marinha do Brasil? Ao final da dissertação, além de concluir-se que o emprego da estratégia de apoio logístico baseado em desempenho tem aderência com a Teoria da Agência, são apontados os benefícios advindos da contratação de Performance-Based Logistics, bem como os principais pontos de aprendizado, provenientes da observação da prática do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845679
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2021_ARTUR.pdf872,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.