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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCyrino, Julio Cesar Ramalhopt_BR
dc.contributor.advisorFernández, Jorge Luis Martinezpt_BR
dc.contributor.authorPaula, Raphael Faustino de-
dc.date.accessioned2023-01-10T12:16:01Z-
dc.date.available2023-01-10T12:16:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845690-
dc.descriptionOs compósitos poliméricos reforçados com fibras têm sido usados em muitas das estruturas de engenharia, são materiais de comportamento complexo, em grande parte, devido à anisotropia induzida pelas fibras. A crescente utilização do compósito na indústria pode ser explicada por diversos benefícios, como: grande resistência à corrosão, baixo peso estrutural, grande resistência mecânica e facilidade de conformação para geometrias complexas. Estes materiais apresentam comportamento frágil, de modo que quando submetidos ao impacto, suas propriedades mecânicas podem sofrer sensíveis alterações, podendo haver múltiplos modos de falha que interagem entre si, comprometendo sua resistência estrutural e assim, sua utilização. Este trabalho visou a elaboração de um procedimento numérico confiável, de modo a ser validado comparando seus resultados com os obtidos em experimentos existentes na literatura, para identificação e análise das falhas presentes em um laminado compósito, em especial à falha do material devido à delaminação, causadas pelo impacto de baixa velocidade. O modelo foi construído com os recursos disponíveis pelos softwares LS-DYNA e LS- PrePost. Assim, o modelo de análise em elementos finitos contempla o laminado sob impacto de um indentador, de forma semelhante ao ensaio que utiliza a máquina de queda de peso.pt_BR
dc.description.abstractFiber-reinforced polymer composites have been used in most engineering structures, they are materials of complex behavior, largely due to fiber-induced anisotropy. The growing use of the composite in industry can be explained by several benefits, such as great resistance to corrosion, low structural weight, great mechanical resistance, and ease of forming for complex geometries. These materials have a brittle behavior, so that when subjected to impact, their mechanical properties can undergo sensitive changes, and there may be multiple failure modes that interact with each other, compromising its structural strength and thus its use. This work aimed at the elaboration of a reliable numerical procedure, to be validated by comparing its results with those existing experiments in the literature, for the identification and analysis of failures present in a composite laminate, especially material failure due to delamination, caused by low velocity impact. The model was built with the resources available by the LS-DYNA and LS-PrePost software. Thus, the finite element analysis model contemplates the laminate under the impact of an indenter, similarly to the test that uses a drop weight machine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMaterial Compositóriopt_BR
dc.subjectDelaminaçãopt_BR
dc.subjectImpacto de Baixa Velocidadept_BR
dc.titleProcedimento para análise numérica do impacto de baixa velocidade em material compósitopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia navalpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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