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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845691
Título: ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM MASTRO PARA NAVIO PATRULHA
Autor(es): Bizarro, Rafael
Orientador(es): Murilo Augusto Vaz
Palavras-chave: Análise Estrutural
vibração no Mastro
Navio Patrulha
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia Naval
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: O Navio Patrulha é empregado na vigilância e fiscalização da Zona Econômica Exclusiva, das águas jurisdicionais brasileiras, defesa do litoral e de áreas marítimas costeiras, podendo participar, ainda, de operações de busca e salvamento e proteção de plataformas petrolíferas. A Marinha do Brasil está realizando diversos Projetos Básicos, em cumprimento ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa, com a finalidade de modernizar o Poder Naval, tornando-o mais equilibrado, aparelhado e balanceado. Em termos de projeto, devido à complexidade de uma estrutura de mastro naval e a existência de poucas publicações abrangentes cobrindo todos estes aspectos, o projetista é forçado a considerá-lo como qualquer outra estrutura. A estrutura do mastro deve resistir aos esforços provenientes do peso próprio, dos pesos dos equipamentos e do campo de pressão do vento. Ademais, uma questão crucial para o sucesso do projeto do mastro é assegurar que suas frequências naturais estejam suficientemente afastadas das frequências de excitação dos equipamentos de bordo, em destaque da propulsão. A proposta de trabalho consiste numa análise estrutural normativa de um mastro para Projeto Básico de um Navio Patrulha, definindo-se a espessura do chapeamento e dimensões dos reforços. Em seguida, realiza-se análises numéricas (Método de Elementos Finitos) estática e modal do mastro. A 1ª será utilizada para comparação com os resultados da análise normativa, e a 2ª permitirá o cálculo das frequências e modos naturais de vibração da estrutura, por uso do Fator de participação de massa efetiva que destaca as frequências de maior influência em relação ao peso, para garantir que as mesmas não coincidam com as frequências de excitação da propulsão afim de afastar os riscos de ressonância.
Abstract: The Patrol Ship is used in the surveillance and inspection of the Exclusive Economic Zone, of Brazilian jurisdictional waters, defense of the coast and coastal maritime areas, and may also participate in search and rescue operations and protection of oil platforms. The Brazilian Navy is carrying out several Basic Projects, in compliance with the development of the National Defense Strategy, with the aim of modernizing Naval Power, making it more balanced, equipped and balanced. In terms of design, due to the complexity of a ship's mast structure and the existence of few comprehensive extensions covering all these aspects, the designer is forced to consider it like any other structure. The structure of the mast must resist efforts from its own weight, the weight of the equipment and the wind pressure field. In addition, a crucial issue for the success of the mast design is to ensure that its natural frequencies are far enough away from the frequencies of practicing the onboard equipment, in particular the propulsion. The work proposal consists of a normative structural analysis of a mast for the Basic Design of a Patrol Ship, defining the thickness of the plating and dimensions of the reinforcements. Then perform numerical analyzes (Finite Element Method) of the master static and modal. The 1st will be used for comparison with the results of the normative analysis, and the 2nd will allow the calculation of the frequencies and natural modes of vibration of the structure, by using the Effective Mass Participation Factor that highlights the frequencies of greater influence in relation to the weight, to ensure that they do not coincide with the learning frequencies of the propulsion in order to avoid the risks of resonance.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845691
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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