logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHonorato, Hércules Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Mauricio Sanches-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:31:24Z-
dc.date.available2023-01-10T16:31:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845703-
dc.identifier.urihttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1184-
dc.descriptionEm um mundo globalizado, extremamente competitivo, onde novas tecnologias demandam uma capacidade razoável de entendimento e compreensão, a educação se apresenta como um vetor de inclusão e transformação social. Neste contexto, o objetivo principal deste estudo é analisar como as políticas públicas estão direcionadas para atendimento das metas 3, 6 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o Ensino Médio em Tempo Intergral. A abordagem metodológica da investigação adotada nesta pesquisa foi qualitativa. O planejamento contou com duas etapas iniciais: a primeira consistindo no levantamento de dados e análise estatística das metas estabelecidas pelo PNE para o Ensino Médio; e a segunda numa análise subjetiva de como estas metas estão sendo atendidas pelas políticas públicas. Foi utilizada ainda a pesquisa descritiva, com coleta, análise e interpretação de dados, sobre as políticas publicas direcionadas ao atendimento das referidas metas para Educação no Ensino Médio. O trabalho retrata o cenário da educação brasileira quanto a elevação da taxa de matrículas no Ensino Médio, a oferta da Educação em Tempo Integral e fomento a qualidade da Educação no Ensino Médio em Tempo Integral, sendo considerado o espaço temporal de 2014 a 2020, em consonância com a vigência do PNE. Em função da adoção do Ensino Médio em Tempo Intergral, por alguns Estados, foram verificados pontos de melhoria na educação, em algumas regiões do Brasil, bem como foram identificados os obstáculos a serem superados. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de maior participação da sociedade civil, acompanhando e cobrando do poder publico a materialização das metas do PNE para a Educação no Ensino Médio em Tempo Integral.pt_BR
dc.description.abstractIn a globalized world, extremely competitive, where new technologies demand a reasonable capacity for understanding and understanding, education presents itself as a vector of inclusion and social transformation. In this context, the main objective of this study is to analyze how public policies are directed towards meeting goals 3, 6 and 7 of the National Education Plan (PNE) for High School in Integral Time. The methodological approach of investigation adopted in this research was qualitative. The planning involved two initial stages: the first consisting of data collection and statistical analysis of the goals established by the PNE for High School; and the second in a subjective analysis of how these goals are being met by public policies. Descriptive research was also used, with data collection, analysis and interpretation, on public policies aimed at meeting these goals for High School Education. The work portrays the scenario of Brazilian education regarding the increase in the enrollment rate in High School, the offer of Full-Time Education and promoting the quality of Education in High School in Full-Time, considering the time span from 2014 to 2020, in line with the PNE. Due to the adoption of High School in Integral Time, by some States, points of improvement in education were verified in some regions of Brazil, as well as obstacles to be overcome were identified. The results of the study point to the need for greater participation by civil society, monitoring and demanding from the public authorities the materialization of the goals of the PNE for Education in High School in Full Time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Guerra (ESG)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Nacional - Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleUniversalização e qualidade do ensino médio integral: um desafio para as políticas públicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURICIO_SANCHES_GARCIA.pdf887,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.