Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pompeu, Luís Fernando Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Barrêto, Sandro Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T18:29:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T18:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845739 | - |
dc.description | O foco do presente estudo foi dado nos navios-escolta Corveta Barroso e na Fragata Classe Tamandaré (FCT) e em seus modelos de obtenção, sendo o espaço temporal o início dos anos de 1990, período em que se iniciou os estudos para modernização das Corvetas Classe Inhaúma (CCI) e posterior decisão de construção da Corveta Barroso, até o ano de 2020, ano que ocorreu a assinatura do contrato entre a Marinha do Brasil (MB)/Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON) e o consórcio Águas Azuis Construção Naval LTDA, permitindo assim iniciar a construção das FCT. Dessa forma, o objetivo principal do estudo é analisar o novo modelo de negócio que permitirá a obtenção por construção de meios de superfície, proporcionando, assim, à MB atualizar seu inventário de navios-escolta em comparação ao modelo orçamentário tradicional, sendo os objetivos específicos: identificar as similaridades e singularidades entre o modelo orçamentário tradicional e o novo modelo de negócios e avaliar os aspectos inovadores do novo modelo de negócio em comparação ao modelo utilizado pela Corveta Barroso. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental para compor um estudo comparativo entre o processo de obtenção da Corveta Barroso e das FCT. Para a realização da análise comparativa, foram descritas e analisadas respostas relacionadas ao modelo utilizado que permitiu a construção das FCT, a modalidade de negócio que contribuiu para contrapor as restrições orçamentárias e, por último, o que esse novo modelo trouxe de inovação. Portanto, existem similaridades e singularidades entre o modelo orçamentário tradicional e o novo modelo de negócios, destacando o local de construção dos navios em estaleiros localizados no Brasil como uma similaridade. Já como singularidade, pode-se observar que há probabilidade do índice de nacionalização, da previsão de término de construção da FCT serem menores do que a da Corveta Barroso. Já em relação aos aspectos inovadores do novo modelo de negócio em comparação ao modelo utilizado pela Corveta Barroso, o contrato da FCT prevê qualificação da mão de obra local e garantia do desenvolvimento de futuros projetos estratégicos de defesa no Brasil. Assim, o projeto das FCT poderá contribuir para que a MB continue a trilhar seu longo e complexo processo de nacionalização de meios e sistemas navais. | pt_BR |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Processo de obtenção de meios flutuantes | pt_BR |
dc.subject | Corveta Barroso | pt_BR |
dc.subject | Fragata Classe Tamandaré | pt_BR |
dc.subject | Novo modelo de negócio | pt_BR |
dc.subject | Capitalização EMGEPRON | pt_BR |
dc.title | Corveta Barroso e Fragata Classe Tamandaré: semelhanças e diferenças entre os processos de obtenção | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Logística militar naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS2021_BARRÊTO.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.