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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPompeu, Luís Fernando Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorBarrêto, Sandro Pinto-
dc.date.accessioned2023-01-12T18:29:38Z-
dc.date.available2023-01-12T18:29:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845739-
dc.descriptionO foco do presente estudo foi dado nos navios-escolta Corveta Barroso e na Fragata Classe Tamandaré (FCT) e em seus modelos de obtenção, sendo o espaço temporal o início dos anos de 1990, período em que se iniciou os estudos para modernização das Corvetas Classe Inhaúma (CCI) e posterior decisão de construção da Corveta Barroso, até o ano de 2020, ano que ocorreu a assinatura do contrato entre a Marinha do Brasil (MB)/Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON) e o consórcio Águas Azuis Construção Naval LTDA, permitindo assim iniciar a construção das FCT. Dessa forma, o objetivo principal do estudo é analisar o novo modelo de negócio que permitirá a obtenção por construção de meios de superfície, proporcionando, assim, à MB atualizar seu inventário de navios-escolta em comparação ao modelo orçamentário tradicional, sendo os objetivos específicos: identificar as similaridades e singularidades entre o modelo orçamentário tradicional e o novo modelo de negócios e avaliar os aspectos inovadores do novo modelo de negócio em comparação ao modelo utilizado pela Corveta Barroso. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental para compor um estudo comparativo entre o processo de obtenção da Corveta Barroso e das FCT. Para a realização da análise comparativa, foram descritas e analisadas respostas relacionadas ao modelo utilizado que permitiu a construção das FCT, a modalidade de negócio que contribuiu para contrapor as restrições orçamentárias e, por último, o que esse novo modelo trouxe de inovação. Portanto, existem similaridades e singularidades entre o modelo orçamentário tradicional e o novo modelo de negócios, destacando o local de construção dos navios em estaleiros localizados no Brasil como uma similaridade. Já como singularidade, pode-se observar que há probabilidade do índice de nacionalização, da previsão de término de construção da FCT serem menores do que a da Corveta Barroso. Já em relação aos aspectos inovadores do novo modelo de negócio em comparação ao modelo utilizado pela Corveta Barroso, o contrato da FCT prevê qualificação da mão de obra local e garantia do desenvolvimento de futuros projetos estratégicos de defesa no Brasil. Assim, o projeto das FCT poderá contribuir para que a MB continue a trilhar seu longo e complexo processo de nacionalização de meios e sistemas navais.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcesso de obtenção de meios flutuantespt_BR
dc.subjectCorveta Barrosopt_BR
dc.subjectFragata Classe Tamandarépt_BR
dc.subjectNovo modelo de negóciopt_BR
dc.subjectCapitalização EMGEPRONpt_BR
dc.titleCorveta Barroso e Fragata Classe Tamandaré: semelhanças e diferenças entre os processos de obtençãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmLogística militar navalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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