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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBismarck-Nasr, Maher Nasrpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Alex Evangelista de-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:11:51Z-
dc.date.available2023-01-18T17:11:51Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845768-
dc.descriptionm problema que há tempos incomoda aos encarregados de manutenção da Força Aeronaval da Marinha do Brasil é o enrugamento do cone de cauda dos helicópteros UH-12 (monoturbina) e UH-13 (biturbina). Este problema ocorre principalmente devido a pousos bruscos com as aeronaves, choque acidental ou até mesmo durante o serviço de manutenção. O reparo de uma avaria característica de enrugamento é feito pelo pessoal de bordo, porém, não existe um apoio técnico que estabeleça um limite às dimensões do reparo a ser empregado, de forma a preservar os modos e freqüências de vibração do cone de cauda e não diminuir a sua rigidez estrutural. Este trabalho tem o propósito de mapear a rigidez estrutural e as freqüências de vibração da fuselagem posterior destas aeronaves, empregando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Para atingir estes objetivos, foi implementado um modelo da estrutura do cone de cauda (ambas as aeronaves têm a estrutura da fuselagem posterior idênticas) utilizando-se o software Nastran. Em seguida, foram simulados dois tipos comuns de avarias na estrutura do modelo, semelhantes às avarias reais. Finalmente, foram analisados os impactos dos reparos estruturais nos modos e freqüências de vibração da fuselagem posterior destes helicópteros, bem como, a variação no centro de gravidade e na massa da estrutura. Deseja-se que, através deste estudo, qualquer reparo possa ser previamente analisado e sua influência nas características estruturais do cone de cauda seja conhecida. Este trabalho tem a finalidade de servir de apoio técnico ao serviço de reparo feito pelos militares da Divisão de Manutenção da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (BAENSPA).pt_BR
dc.description.abstractA problem that a long time worries the Brazil Navy maintenance personnel is the wrinklement of the tail boom of helicopters UH-12 (single turbine) and UH-13 (double turbine). This problem occurs mainly due to dark landing, accidental crash or during the maintenance service. The repair of a damage characteristic of wrinkle is done by maintenance hangar personnel, but, there isn’t a technical support that establishes a limit to repair dimensions to be done, so that to preserve the frequencies and modes of vibration of tail boom and not reduce its structural stiffness. This work has the purpose to determine the structural stiffness and the mains frequencies of vibration of the tail boom, from these helicopters, using the finite element method. For to reach this purpose, a tail boom structural model has been processed (the two helicopters have the same structural tail boom), using Nastran Software. Two kinds of common damage have been simulated in structural model, similar of true damage. The structural repair impact on modes and frequencies of vibration of this tail boom helicopters has been analyzed, taking into consideration, the variation on centre of gravity and the mass of structure. This work has the purpose of to help in technical support to repair done by Sao Pedro D’Aldeia Air Naval Base Maintenance Division.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectEstruturas de aeronavespt_BR
dc.subjectManutenção de aeronavespt_BR
dc.subjectCentro Técnico Aeroespacialpt_BR
dc.subjectInstituto Tecnológico de Aeronáuticapt_BR
dc.subjectDivisão de Engenharia Aeronáuticapt_BR
dc.titleAnálise Dinâmica da Fuselagem Posterior de uma aeronave de asa rotativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmAeronáuticapt_BR
Aparece nas coleções:Aeronáutica: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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