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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalieri, AndÍé Yaldstaro Gomespt_BR
dc.contributor.authorMorais, Paulo Jorge Duda de-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:43:43Z-
dc.date.available2023-01-18T17:43:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845770-
dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo principal analisar experimentalmente a influência dos efeitos da flexibilidade nas emissões sonoras de extensões de bordo de fuga em estruturas aeronáuticas. Para isso foi utilizado um aparato experimental instalado em túnel de cavitação, cujo fluido de trabalho é a água. Foi estudado o escoamento em torno de um perfil NACA 0012 rígido com extensões de bordo de fuga intercambiávels. Como extensões foram usadas duas placas planas metálicas com diferentes espessuras, e, portanto, diferentes valores de rigidez a flexão. O intuito de tais ensaios é a obtenção de altos números de Reynolds, baixos números de Mach e altos fatores de carregamento fluido-estrutura (associados à razão entre densidade do fluido e do sólido). Com isto é possível acentuar as interações fluido-estruturais e captar estes efeitos através de hidrofone instalado em câmara acústica na seção de testes, comparando as medidas das extensões mais rígida e mais flexível. Esta análise permite realizar comparações dos resultados experimentais com a teoria de analogia acústica. O aumento da flexibilidade do bordo de fuga, segundo esta teoria, reduz as emissões aeroacústicas e hidroacústicas. No entanto, os resultados experimentais obtidos mostram o efeito contrário: o bordo de fuga mais flexível levou a uma maior radiação sonora. Os resultados sugerem que há variação significativa da turbulência por efeito das vibrações do bordo de fuga; um possível aumento da energia cinética turbulenta devido à vibração da superfície poderia explicar os resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyse experimentally the influence of the effects of the flexibility in the sound emissions of extensions of trailing edge in aeronautical structures. For this, an experimental apparatus installed in a cavitation tunnel was used, whose working fluid is water. Flow was studied around a rigid NACA 0012 profile with interchangeable trailing edge extensions. As extensions two flat metal plates with different thicknesses were used, and therefore, different values of flexural stiffness. The purpose of such tests is to obtain high Reynolds numbers, low Mach numbers and high fluid-structure loading factors (associated to the ratio of fluid to solid den- sity). With it is possible to accentuate the fluid-structural interactions and to capture these effects through hydrophone installed in acoustic chamber in the section of tests. This analysis allows to make comparisons of the experimental results with the theory of acoustic analogy. Increasing the flexibility of the trailing edge, according to this theory, reduces aeroacoustic and hydroacoustic emissions. However, the experimental results obtained show the opposite effect: the more flexible trailing edge led to a greater sound radiation. The results suggest that there is significant variation of the turbulence due to the effect of the trailing edge vibrations; a possible increase in turbulent kinetic energy due to surface vibration could explain the results obtained.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRuído de aeronavespt_BR
dc.subjectAcústica submarinapt_BR
dc.subjectRuído aerodinâmicopt_BR
dc.titleEstudo experimental da hidroacústica de bordos de fuga flexíveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmAeronáuticapt_BR
Aparece nas coleções:Aeronáutica: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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