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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maximo, Marcos Ricardo Omena de Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sêcco, Ney Rafael | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Moscati, Ney Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Victor André | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T13:58:08Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T13:58:08Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845799 | - |
dc.description | Os recentes avanços em poder computacional permitiram ao mundo o uso mais extensivo de algoritmos de aprendizado profundo. O processamento de imagens em si é uma tarefa que exige grandes quantidade de dados, mas se demonstrou de extrema importância em muitos campos de conhecimento. Neste trabalho, um método de detecção de pista de pouso para aeronaves durante a fase de pouso, baseado em rede neurais convolucionais, é proposto com o objetivo de reduzir a carga de trabalho do piloto, aumentar segurança de voo durante pouso, e dar novos passos em direção a voos comerciais de piloto único ou até autônomos. Os resultados mostram que a rede neural pôde convergir suas funções de perda nos dados de treino e de validação com sucesso, e a inferência em imagens dos dados de teste e imagens reais produziu resultados satisfatórios para keypoints e bouding box. Os resultados numéricos indicam que imagens virtuais de pistas de pouso podem ser utilizadas para pré-treinar uma rede a fim de detectar pistas de pouso em imagens reais, então o trabalho contribui para uma abordagem mais barato e rápida para desenvolvimento de tal tecnologia. Análises nas estimativas para pose da câmera obtidas pelos keypoints inferidos indicam que o projeto é promissor sendo que, mesmo sendo um trabalho inicial, os resultados proveram histogramas de erros que podem facilmente ser controlado pelo uso de filtros para remover outliers e pela fusão de dados com outros sensores em aplicações reais. Em suma, contribui-se com resultados indicativos de que o treinamento virtual, com uso de técnicas de aumento de dados para enriquecimento do banco de imagens, beneficias a detecção em imagens reais e que os keypoints inferidos podem ser usados em conjunto a algoritmos para estimar pose a fim de estimar a pode aeronaves em relação à pista de pouso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The recent advancement in computational power allowed the world to give more use of deep learning algorithms. The image processing task is on itself data-hungry, but showed to be of exetreme importance in many fields of knowledge. In this work, a runway detection method, for aircraft during landing phase, based on convolutional neural network is made with the motivation to reduce pilot workload, increase flight safety during landing and take new steps towards single-piloted or even unmanned commercial flights. With the results, the network could successsfully converge its loss function on the training dataset and alidation dataset, and inference on severeal images from test dataset and real runway images gave good results for keypoint and bounding boxes predictions. Our numerical results indicate that virtual runway images can be used in order to pretrain a netwaork to detect real runway images, so we contribute to a chearper and faster approach on the development of suck technology. Further analysis on estimatives for orientation and position of the aircraft camera from predicted keypoint indicate the work to be promising. Even being an initial work, the results gave a robust error histogram which could be easyly controlled by filtering outliers and by data fusion with other sensors in real application. Overall, we contribute with results indicating that virtual training, using data augmentation methods for dataset enrichment, benefits real detection and that the keypoint predictions may be used together with pose estimation algorithm to give estimates of aircraft pose related to runway. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais | pt_BR |
dc.subject | Processamento de imagens | pt_BR |
dc.subject | Pistas de pouso e decolagens | pt_BR |
dc.subject | Simulação computadorizada | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados de imagens | pt_BR |
dc.subject | Segurança de voo | pt_BR |
dc.title | Airport runway detection using convolutional neural networks | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Aeronáutica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aeronáutica: Coleção de Dissertações |
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