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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, André Feijópt_BR
dc.contributor.authorMaturana, Adriana Pereira-
dc.date.accessioned2023-02-09T11:39:47Z-
dc.date.available2023-02-09T11:39:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845859-
dc.descriptionA Policlínica Naval de Campo Grande é uma Unidade de Saúde do Sistema de Saúde da Marinha, que realiza atendimentos em Atenção Básica de Saúde, incluindo aos usuários da faixa etária pediátrica. A busca pela melhoria da qualidade oferecida a estes pacientes deve ser constante e eficaz, e com este intuito foi verificado, através de análises dos dados fornecidos pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística em reuniões mensais com os gestores de saúde desta Policlínica, que o elevado absenteísmo dos pacientes, taxa que mensura o número de faltosos sem prévia comunicação, é uma situação-problema que dificulta à acessibilidade às consultas na Clínica de Pediatria. As causas críticas que levam as ausências de pacientes agendados na clínica de Pediatria nesta Policlínica são a falta de disponibilidade de marcação de consultas desta especialidade com curtos prazos (taxa de aprazamento) e a baixa adesão dos pacientes e seus responsáveis legais às consultas pediátricas preventivas. Esta situação-problema gera prejuízos ao sistema de saúde, causando desperdício dos recursos financeiros e humanos, com grande impacto na qualidade ofertada aos usuários. Após levantamento das causas críticas e suas consequências, as ações de combate a este problema foram desenvolvidas, com a delegação das responsabilidades dos envolvidos no processo, incluindo a gestão da unidade de saúde, os responsáveis legais pelos pacientes e os profissionais que lidam diretamente com os usuários. Para a eficiência do Projeto, um grupo multiprofissional foi criado, colocando em prática as demandas na correção da situação- problema. Os dados fornecidos e avaliados nos meses anteriores à intervenção (especificamente, abril a junho de 2022) desta Policlínica demonstram uma média de 35% de faltas na Clínica de Pediatria, sem nenhuma comunicação prévia entre os responsáveis e a Unidade. Após o desenvolvimento da intervenção e aplicação das suas ações, foi observada, nos três meses seguintes (julho a setembro de 2022), uma queda de 11% na taxa de absenteísmo. A melhoria neste índice permite uma maior oferta de vagas disponibilizadas aos outros pacientes desta faixa etária, proporcionando uma maior acessibilidade, e consequente melhor qualidade do Serviço de Saúde em questão.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subjectAprazamentopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.titleAbsenteísmo de pacientes pediátricos da Policlínica Naval de Campo Grande: medidas de contribuição para melhoria da acessibilidade à Atenção Integral à Saúde da Criança.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMedicinapt_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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