logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845882
Título: Carência de formulações farmacêuticas industrializadas para a pediatria: um problema a ser enfrentado no Hospital Naval Marcílio Dias.
Autor(es): Moura, Luciana Lima de
Orientador(es): Oliveira, Gisele Pinto de
Palavras-chave: Pediatria
Preparações Farmacêuticas
Tecnologia Farmacêutica
Serviço de Farmácia Hospitalar
Farmacotécnica
Áreas de conhecimento da DGPM: Farmácia - Administração Farmacêutica
Data do documento: 2022
Editor: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Descrição: A escassez de medicamentos apropriados ao uso pediátrico é um problema mundial, resultante das dificuldades e limitações para realização de ensaios clínicos nesse grupo etário e do pouco interesse da indústria farmacêutica no desenvolvimento destes, devido à baixa lucratividade. Para que medicamentos disponíveis no mercado farmacêutico destinadas à adultos sejam administrados em crianças, há a necessidade de um grande número de atividades de cálculos, transformação, derivação, diluição e outras atividades de adaptação de medicamentos, principalmente na área hospitalar. Em consequência disso, os pacientes pediátricos estão mais sujeitos à ocorrência de erros de medicação. O preparo de medicamentos manipulados nas farmácias magistrais (comunitárias ou hospitalares) permite que se obtenham preparações orais líquidas adaptadas às necessidades específicas de cada paciente pediátrico e deve ser considerada como possibilidade de resolução deste problema. Este trabalho tem como objetivo aumentar a disponibilidade de medicamentos adequados à terapia pediátrica no Hospital Naval Marcílio Dias, revisando a lista de medicamentos essenciais padronizados na instituição e avaliando a viabilidade da implantação de um Setor de Farmacotécnica hospitalar no Serviço de Farmácia Hospitalar do HNMD, de forma a reduzir as transformações farmacêuticas realizadas à beira-leito, aumentando a segurança no processo medicamentoso destes pacientes.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845882
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelo_TCC FINAL LUCIANA LIMA 2.pdfCarência de formulações farmacêuticas industrializadas para a pediatria: um problema a ser enfrentado no Hospital Naval Marcílio Dias.1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.