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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Adauto Dutra Moraespt_BR
dc.contributor.authorBerardinelli, Lívia Miguéis-
dc.date.accessioned2023-02-16T16:34:45Z-
dc.date.available2023-02-16T16:34:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845889-
dc.descriptionIntrodução: a ansiedade em crianças que serão submetidas a procedimentos cirúrgicos é uma ocorrência descrita na literatura, que acomete, aproximadamente, 50% a 75% das crianças. Objetivos: comparar o efeito entre a apresentação de um filme de curta-metragem em formato de desenho animado no pré-operatório e o uso de uma solução oral de Midazolam, administrada como medicação na redução da ansiedade no pré-operatório de pré-escolares submetidos a cirurgias de postectomia. Pacientes e métodos: ensaio clínico, controlado, aleatório e encoberto, realizado em hospital pediátrico. Após o cálculo amostral, foram recrutadas 180 crianças, divididas igualmente entres os três grupos. As crianças foram randomizadas em três grupos: 1) Grupo controle; 2) Grupo que fez o uso de Cloridrato de Midazolam, solução oral; 3) Grupo que assistiu ao vídeo no tablet. A ansiedade pré-operatória foi analisada por meio da Escala de Yale, a presença de delírio por meio da Escala PAED e a dor pela Escala de FLACC. Resultados: os pré-escolares que assistiram ao vídeo ficaram menos ansiosos quando comparados ao grupo que recebeu Midazolam (p-valor = 0,038). As crianças que assistiram ao vídeo tiveram menores valores de PAED quando comparadas ao grupo que recebeu Midazolam e ao grupo controle. (p-valor <0,00001). Uma associação significativa foi observada entre a presença de ansiedade e o delírio no pós-operatório nos três grupos. O uso de Midazolam aumentou a permanência hospitalar. Conclusão: o grupo que assistiu ao vídeo apresentou menores níveis de ansiedade, menor frequência de delírio e menor tempo de internação hospitalar quando comparado ao grupo que fez uso do Cloridrato de Midazolam.pt_BR
dc.descriptionCurso Extra-MB. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil, da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Saúde Materno-Infantil. Área de concentração: Atenção Integrada à Saúde da Mulher e da Criança.-
dc.description.abstractIntroduction: anxiety in children who will undergo surgical procedures is an occurrence described in the literature, affecting approximately 50% to 75% of children. Objectives: to compare the effect between preoperative presentation of a short film in cartoon format and the use of an oral midazolam solution, administered as medication, in reducing anxiety in the preoperative period of preoperative care -schoolchildren submitted to circumcision surgeries. Patients and methods: clinical, controlled, prospective, randomized and blind trial, carried out in a pediatric hospital. After sample calculation, 180 children were recruited, divided equally between the three groups. Children were randomized into three groups: 1) Control group; 2) Group that used Midazolam Hydrochloride, oral solution; 3) Group that watched the video on the tablet. Preoperative anxiety was analyzed using the Yale Scale, the presence of delirium using the PAED Scale, and pain using the FLACC scale. Results: preschoolers who watched the video were less anxious when compared to the group who received Midazolam (p-value = 0.038). Children who watched the video had lower PAED values when compared to the group that received Midazolam and the Control group. (p-value <0.00001). A significant association was observed between the presence of anxiety and delirium in the postoperative period in the three groups. The use of Midazolam increased hospital internment. Conclusion: the group that watched the video had lower levels of anxiety, lower frequency of delirium and shorter hospital stay when compared to the group that used Midazolam Hydrochloride.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense (UFF)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCuidados Pré-Operatóriospt_BR
dc.subjectAnestesiapt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDelírio do Despertarpt_BR
dc.subjectPreoperative Carept_BR
dc.subjectAnesthesiapt_BR
dc.subjectPediatricspt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectEmergence Deliriumpt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre o efeito de medidas farmacológicas e não farmacológicas na ansiedade pré-operatória de pré-escolares submetidos à postectomias: estudo aleatório e encobertopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmPediatriapt_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Dissertações

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Estudo comparativo entre o efeito de medidas farmacologicas.pdfEstudo comparativo entre o efeito de medidas farmacológicas e não farmacológicas na ansiedade pré-operatória de pré-escolares submetidos à postectomias.3,11 MBAdobe PDFThumbnail
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