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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorContarato, Priscilla Caranpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Elizabeth Lobo de-
dc.date.accessioned2023-02-16T17:44:40Z-
dc.date.available2023-02-16T17:44:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845892-
dc.descriptionO presente estudo se refere a alta taxa de absenteísmo na Clínica de Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande que foi de 38,31% no período de Maio de 2021 a Maio de 2022. O absenteísmo é um problema habitual de ausência, que compromete o agendamento de consultas, onde acarreta problemas de organização, limitação de desempenho e até mesmo de obstáculos para os gestores da saúde, seja por falta, atraso ou outros fatores que levam ao não comparecimento do usuário à consulta, e influencia na disponibilidade de vagas para novos usuários do sistema. No intuito de fomentar soluções e possibilitar a gestão da PNCG ao engajamento no combate ao aumento da taxa de absenteísmo na Clínica da Nutrição, foram identificadas as causas críticas falta de conscientização / sensibilização dos usuários agendados sobre a importância deles não faltarem as consultas, e caso seja necessário faltar, que comunique com antecedência para que outro Usuário possa ter a chance de ser atendido na Clínica da Nutrição e a falta de contato da PNCG, próximo ao atendimento, com o usuário para confirmar sua presença na consulta marcada. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica da Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande (PNCG), uma Instituição Militar que atende aos usuários - militares da ativa, reserva e seus dependentes - do Sistema de Saúde da Marinha do Brasil residentes na área de Campo Grande ou adjacências e que precisam de assistência à saúde. O objetivo geral do estudo foi - diminuir a taxa de absenteísmo na Clínica da Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande (PNCG), e os objetivos específicos - sensibilizar os pacientes sobre a importância de não faltarem as consultas, e caso precisem faltar, desmarcar com antecedência; e proporcionar contato da PNCG com o usuário para confirmação das consultas agendadas. Esta pesquisa teve como resultados alcançados a diminuição da taxa de absenteísmo, trazendo benefícios para os usuários e para os profissionais da clínica de nutrição. Com esta pesquisa conclui-se que é necessário o desenvolvimento de uma mentalidade contra o absenteísmo, motivando os usuários a não faltarem às consultas ou, se necessário, comunicar previamente sua ausência. A redução do absenteísmo é um objetivo possível com medidas educativas oferecidas aos usuários da PNCG.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022)-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subjectAmbulatório de Nutriçãopt_BR
dc.subjectMarinha do Brasilpt_BR
dc.titleAbsenteísmo na Clínica da Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grandept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMedicinapt_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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