logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845964
Título: Gestão do ciclo de vida : aplicação na MB : a terceirização da manutenção das aeronaves uh-17 empregando um contrato de suporte logístico e a aplicabilidade nas aeronaves sh-16
Autor(es): Carneiro Junior, Gilberto Roque
Orientador(es): Portela, Marcos Luiz
Palavras-chave: Apoio logístico integrado
Contrato de suportel ogístico
Custo do Ciclo de Vida - ANV SH-16
Custo do Ciclo de Vida - ANV UH-17
Simulador de Voo
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Em um cenário em que a imprevisibilidade orçamentária está cada vez mais presente, o sucesso da manutenção de um meio depende, dentre outras coisas, da boa gestão das funções logísticas Suprimento e Manutenção. Os novos meios aeronavais, mais modernos e complexos, necessitam cada vez mais do suporte logístico dos fabricantes. Além disso, as FFAA disputam a prioridade do fornecimento de sobressalentes e serviços com diversos outros clientes, públicos ou privados. Nesse contexto, a MB assinou no ano de 2019 o seu primeiro CLS, que suporta o ciclo de vida das ANV UH-17, pelo prazo de 5 anos renováveis. Com o CLS, desde o início das operações, a disponibilidade média das ANV UH-17 apresenta resultados excelentes. Por outro lado, as ANV SH-16, adquiridas a pouco mais de uma década, não possuem um CLS, e o Esquadrão HS-1 vem encontrando grandes dificuldades para manter uma disponibilidade média satisfatória. Este estudo, apresenta as experiências vividas na GCV de ambas as ANV, com o foco nos elementos do ALI e verifica se o CLS, nos moldes do que foi contratado para as ANV UH-17, é uma alternativa adequada e exequível para também suportar a operação das ANV SH-16 e outras ANV que sejam adquiridas no futuro
Abstract: In a scenario where budget unpredictability is increasingly present, the success of a defense system maintaining depends, among other things, on good management of the supply logistics function supply and maintenance. The new navy aircrafts, increasingly modern and complex, increasingly need the logistical support of manufacturers. In addition, the Armed Forces dispute the priority of supplying spare parts and services with several other customers, public or private. In this context, Brazilian Navy signed its first Contractor Logistics Support in 2019, which supports the Life Cycle of the aircraft UH-17, for a period of five years renewable. With a Contractor Logistics Support, since the beginning of operations, the average availability of the aircraft UH-17 shows excellent results. On the other hand, the aircraft SH-16, acquired over than a decade ago, do not have Contractor Logistics Support, and HS-1 Squadron has encountered great difficulties to maintain a satisfactory average availability. This study presents the experiences lived in the life cycle of both aircrafts, with a focus on the elements of the Integrated Logistics Supports and verifies whether Contractor Logistics Support, in line of what was contracted for the aircraft UH-17, is an adequate and feasible alternative to also support the operation of aircraft SH-16, and other aircrafts that will be acquired in the future.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845964
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPEM 026.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.