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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845969
Título: | A navegação de cabotagem no Brasil : situação atual e perspectivas do EPM sob a ótica da BR do mar e navios autônomos |
Autor(es): | Gomes Jjúnior, Paulo Roberto Guimarães |
Orientador(es): | Cantarino, Fabiano Rebello |
Palavras-chave: | Autoridade Marítima BR do Mar Cabotagem Ensino Profissional Marítimo Indústria 4.0 Navios Autônomos |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Ciência, Tecnologia e Inovação |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O movimento cíclico de desenvolvimento e retração da cabotagem é impactado pela conjuntura político-econômica do país ao longo dos anos, cujos reflexos se estendem até a Marinha Mercante e a construção naval. A BR do Mar surge, como um catalisador do desenvolvimento do setor marítimo e de estímulo à cabotagem, em um momento de mudanças impostas pela indústria 4.0 (IA, blockchain, big data, ambientes controlados por rede, tecnologia de comunicações, tecnologia quântica). Os desafios da agenda ESG e a busca por maior eficiência em todos os setores, possuem grande potencial disruptivo para as futuras gerações de marítimos e de navios cada vez mais autônomos gerando novos desafios e oportunidades para o Ensino Profissional Marítimo (EPM) e para o protagonismo da Autoridade Marítima (AM). A ampliação do uso do EaD e sua maior aceitação cria uma oportunidade de aprimoramento para a manutenção da excelência do EPM, com a integração de tecnologias de realidade virtual e aumentada, por meio do estabelecimento de um Centro de EaD exclusivo da AM, ampliando as opções para a contínua capacitação de docentes e discentes e contribuindo para a otimização dos recursos materiais e orçamentários. O objetivo do estudo foi analisar os impactos da rápida evolução tecnológica sobre o EPM, verificando as eventuais medidas para sua evolução mantendo-o adequado em função dos desafios futuros provocados pela BR do Mar, navios autônomos e as inovações tecnológicas |
Abstract: | The cyclical movement of development and retraction of cabotage is impacted by the political and economic situation of the country over the years, whose reflexes extend to the Merchant Navy and shipbuilding. “BR do Mar” law emerges as a catalyst for the development of the maritime sector and stimulus to cabotage, at a time of changes imposed by industry 4.0 (AI, blockchain, big data, network-controlled environments, communications technology, quantum technology), the challenges of the ESG agenda and the search for greater efficiency in all sectors, have great disruptive potential for future generations of seafarers and increasingly autonomous ships, generating new challenges and opportunities for Professional Maritime Education (EPM) and for leadership of the Maritime Authority (AM). The expansion of the use of distance education and its greater acceptance creates an opportunity for improvement to maintain the excellence of the EPM, with the integration of virtual and augmented reality technologies, through the establishment of an exclusive distance education center for AM, expanding the options for the continuous training of teachers and students and contributing to the optimization of material and budgetary resources. The objective of the study was to analyze the impacts of the rapid technological evolution on the EPM, verifying the eventual measures for its evolution keeping it adequate in light of the future challenges caused by BR do Mar, autonomous ships and technological innovations |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845969 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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