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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Reorganização nos atendimentos do ambulatório de visita pré-anestésica do Hospital Naval Marcílio Dias.
Autor(es): Barros, Lívia Maria Alves Esteves.
Orientador(es): Contarato, Priscilla Caran
Palavras-chave: Anestesiologia
Marcação de Consultas
Gestão dos Serviços de Saúde
Procedimentos Cirúrgicos Eletivos
Anesthesiology
Appointments and Schedules
Health Services Administration
Elective Surgical Procedures
Áreas de conhecimento da DGPM: Anestesiologia
Data do documento: 2022
Editor: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Descrição: A visita pré anestésica é o começo de uma cirurgia segura. A partir dela são extraídos dados capazes de reduzir drasticamente o número de complicações pré, per e pós operatórias. Além disso, traz segurança ao paciente e segurança jurídica às instituições. No Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) houve um aumento significativo dos procedimentos cirúrgicos eletivos realizados, após a saída da emergência sanitária da COVID-19, na tentativa de minimizar os efeitos da demanda reprimida. A clínica de Anestesiologia vem sofrendo com a sobre demanda nas marcações de consultas em seu ambulatório de Visita Pré Anestésica (VPA). Diante desta situação, medidas prioritárias fizeram-se necessárias com o objetivo de organizar o processo de trabalho no ambulatório de VPA a fim de diminuir a sobre demanda de marcações de consultas, além de melhorar a dinâmica dos agendamentos presenciais e por telefone, realizar a oferta de mais consultas de avaliação clínica pré-anestésica (ACPA) e, monitorar a agenda, orientando a secretária a encaixar pacientes com prioridades na realização da cirurgia, trazendo equidade à agenda. Tendo em vista o nível de governabilidade foram propostas e instituídas intervenções, baseadas no planejamento estratégico situacional, para diminuir ou eliminar o problema enfrentado. Como metas até a conclusão deste projeto, com a análise dos dados coletados, em março de 2023, espera-se que haja diminuição da demanda reprimida com normalização das marcações de consultas, uma redução no tempo de espera para marcação de consulta, para no máximo 15 dias e uma diminuição de 50% nas queixas dos usuários, via ouvidoria. As ações implementadas tem apresentado impacto positivo, pois já observa-se uma melhor organização nas marcações de consultas, trazendo agilidade nos processos de agendamento e maior satisfação da funcionária e dos usuários.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845977
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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