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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonseca, Helena Maria Seidlpt_BR
dc.contributor.authorPenoni, Daniela Cia-
dc.date.accessioned2023-03-17T16:28:23Z-
dc.date.available2023-03-17T16:28:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845991-
dc.descriptionA autopercepção em saúde refere-se à forma como indivíduo compreende seu estado de saúde no contexto social, cultural e histórico em que está inserido. Quando negativa, a autopercepção em saúde oral (APSO) está associada à baixa qualidade de vida relacionada à saúde oral, refletindo num impacto negativo na vida social do indivíduo, como mau-humor, insegurança ao mastigar, sorrir e/ou conversar. Ademais, ocorre um maior risco de cáries e doenças periodontais em consequência da falta de motivação e de autocuidado, o que resulta em elevação de custos com tratamentos. Por meio de um levantamento epidemiológico do perfil do usuário assistido pela Divisão de Odontologia do Hospital Naval de Brasília (HNBra) realizado no primeiro semestre de 2021, em que foi aplicado um questionário sobre qualidade de vida relacionada à saúde oral, foi identificada uma frequência alta de usuários com APSO negativa. O objetivo principal deste trabalho foi reduzir a frequência de usuários com APSO negativa nessa população. Para alcançar este objetivo, foram implementadas ações, como o acesso à atenção básica no que tange à terapia periodontal básica (TPB) e profilaxia oral por meio das técnicas em Saúde Bucal (TSB), capacitando-as para reconhecerem agravos em saúde oral e para executarem oficinas de higiene oral de forma personalizada. O Programa de Saúde Bucal foi estabelecido e fortalecido, por meio de inscrição e cadastro de usuários e realização de atividades educativas individualizadas e em grupo. No final do segundo semestre, fez-se nova coleta de dados com mesmo questionário aplicado no primeiro semestre. A análise dos resultados preliminares da intervenção, comparando-se os dois períodos avaliados, mostrou que a frequência de APSO negativa reduziu de 51,4% para 25,0%, e a chance de se encontrar APSO positiva foi elevada em 3,2 vezes (Odds ratio=3,2; p=0,02). Uma frequência maior de APSO positiva é importante não apenas em nível individual, em relação à qualidade de vida relacionada à sua saúde oral, à motivação e ao autocuidado, mas para o Sistema de Saúde da Marinha, já que um perfil positivo está associado à redução de custos com tratamento desencadeados pelo comportamento negativo e à elevação do grau de satisfação dos usuários.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021)-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAtenção básica à Saúdept_BR
dc.subjectPrestação de Cuidados Odontológicospt_BR
dc.subjectGestão de Pessoas na Área de Saúdept_BR
dc.subjectAssistência Individualizada de Saúdept_BR
dc.titleA autopercepção negativa de saúde oral e o acesso à atenção básica para sua resolutividade: um estudo quantitativo na Divisão de Odontologia do Hospital Naval de Brasíliapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmOdontologiapt_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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