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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: João das Bottas e a Flotilha Itaparicana: um estudo sobre intuição e racionalidade
Autor(es): Jesus, Antonio Costa de
Orientador(es): Martins, Antonio Carlos Rodrigues
Palavras-chave: Intuição
Racionalidade
Processo Decisório
Intuição do especialista
João das Bottas
Flotilha Itaparicana
Guerra da independência do Brasil na Bahia
Áreas de conhecimento da DGPM: Processos decisórios
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A pesquisa trata sobre a influência da intuição e racionalidade, em ambiente de operações militares. Foi adotado o modelo teórico de Daniel Kahneman, o qual vincula mecanismos que exercem influência em processos decisórios a dois sistemas abstratos: o Sistema 1, vinculado às intervenções mais intuitivas; e o Sistema 2, relacionado às respostas mais, racionalmente, elaboradas. Adicionalmente aos sistemas, destaca-se, também, o modelo expert intuition, concernente às decisões emanadas por alguém que detém elevado grau de conhecimento e habilidade, em determinada área. O objetivo da pesquisa foi correlacionar os sistemas de Kahneman a processos decisórios reais, ocorridos em um teatro de operações navais, e identificar se, naquele tipo de ambiente, pode haver preponderância de mecanismos intuitivos ou racionais, nas decisões emitidas. Para tal, e em homenagem ao bicentenário da independência, foi empregado o estudo de caso individual de João das Bottas, destemido Oficial da Marinha, que comandou a Flotilha Itaparicana, nos conflitos pela independência do Brasil, na Bahia, entre 1822 e 1823. Na pesquisa, não foi constatada a predominância de um dos sistemas nas correlações efetuadas, mas sim a atuação dos dois sistemas, em diferentes momentos, em face da experiência que Bottas possuía. Constatou-se, entretanto, a relevância do ambiente e do adestramento para o aperfeiçoamento desses mesmos sistemas, bem como para a formação e capacitação do especialista, o que permitirá que este realize julgamentos mais embasados, seja sobre a influência intuitiva ou racional, uma vez que ambas encontram, na mente, suas fontes de origem. Os exercícios de jogos de guerra, conduzidos pelas Escolas Militares, são citados como oportunas ferramentas de treinamento da mente, para a atuação em ambientes difusos, como é o caso de um conflito armado.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845999
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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