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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845999
Título: | João das Bottas e a Flotilha Itaparicana: um estudo sobre intuição e racionalidade |
Autor(es): | Jesus, Antonio Costa de |
Orientador(es): | Martins, Antonio Carlos Rodrigues |
Palavras-chave: | Intuição Racionalidade Processo Decisório Intuição do especialista João das Bottas Flotilha Itaparicana Guerra da independência do Brasil na Bahia |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Processos decisórios |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A pesquisa trata sobre a influência da intuição e racionalidade, em ambiente de operações
militares. Foi adotado o modelo teórico de Daniel Kahneman, o qual vincula mecanismos que
exercem influência em processos decisórios a dois sistemas abstratos: o Sistema 1, vinculado
às intervenções mais intuitivas; e o Sistema 2, relacionado às respostas mais, racionalmente,
elaboradas. Adicionalmente aos sistemas, destaca-se, também, o modelo expert intuition,
concernente às decisões emanadas por alguém que detém elevado grau de conhecimento e
habilidade, em determinada área. O objetivo da pesquisa foi correlacionar os sistemas de
Kahneman a processos decisórios reais, ocorridos em um teatro de operações navais, e
identificar se, naquele tipo de ambiente, pode haver preponderância de mecanismos
intuitivos ou racionais, nas decisões emitidas. Para tal, e em homenagem ao bicentenário da
independência, foi empregado o estudo de caso individual de João das Bottas, destemido
Oficial da Marinha, que comandou a Flotilha Itaparicana, nos conflitos pela independência
do Brasil, na Bahia, entre 1822 e 1823. Na pesquisa, não foi constatada a predominância de
um dos sistemas nas correlações efetuadas, mas sim a atuação dos dois sistemas, em
diferentes momentos, em face da experiência que Bottas possuía. Constatou-se, entretanto,
a relevância do ambiente e do adestramento para o aperfeiçoamento desses mesmos
sistemas, bem como para a formação e capacitação do especialista, o que permitirá que este
realize julgamentos mais embasados, seja sobre a influência intuitiva ou racional, uma vez
que ambas encontram, na mente, suas fontes de origem. Os exercícios de jogos de guerra,
conduzidos pelas Escolas Militares, são citados como oportunas ferramentas de treinamento
da mente, para a atuação em ambientes difusos, como é o caso de um conflito armado. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845999 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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