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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846014
Título: | Operações conjuntas : análise e perspectivas : Jointness – Uma proposta para a evolução do pensamento conjunto brasileiro na atualidade |
Autor(es): | Oliveira, Henrique Cesar Theophilo Gaspar de |
Orientador(es): | Pompeu , Luís F. N. |
Palavras-chave: | Doutrina Conjunta Educação Profissional Militar Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estudos Militares |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O Brasil é uma potência regional, seja no campo econômico, seja no campo militar. Possui uma vasta riqueza, mineral e natural, que desperta o interesse de atores internacionais, Estatais ou não. As Forças Armadas são a garantia de que a integridade brasileira será preservada a qualquer custo. Para isso, diante do cenário atual, elas devem estar em condições de atuarem de forma conjunta, uma vez que, historicamente, não se concebe o emprego singular de uma força nos conflitos recentes. No estudo foi verificado como encontra-se o pensamento conjunto brasileiro, comparando-o, principalmente, com o pensamento conjunto adotado pelos Estados Unidos da América, conhecido como jointness. Buscou apresentar a atuação do Ministério da Defesa, principal órgão da conjuntez brasileira, tomando por base uma fotografia atual da Doutrina de Operações Conjuntas e da atuação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas na condução da doutrina, por meio do planejamento e coordenação dos exercícios e operações conjuntas e apresentando as estruturas conjuntas existentes em tempos de paz no Brasil. Também buscou-se apresentar como está estruturada a Educação Profissional Militar e a educação militar conjunta nas escolas do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas, mostrando as diversas iniciativas de interação e integração das escolas militares com o meio acadêmico civil, de forma a buscar a universalização do tema da Defesa Nacional para além dos muros das organizações e escolas militares. O estudo busca ainda apresentar o pensamento conjunto de dois atores internacionais, sendo escolhidos o pensamento conjunto dos Estados Unidos da América (jointness) e da Argentina (conjuntez). Entretanto, o estudo usará o jointness como uma referência para possíveis aperfeiçoamentos ao pensamento conjunto brasileiro, em todos os aspectos, sejam por meios de aperfeiçoamento na doutrina, que nos Estados Unidos foi formulada depois de experiências reais em conflitos armados, e testada em guerras recentes; observando suas estruturas conjuntas, como funcionam, seu treinamento, avaliações das tropas, dentre outros; sejam aperfeiçoamentos da área da educação, por meio de intercâmbios realizados pelos oficiais brasileiros. Por fim, o objetivo principal do presente estudo, foi apontar soluções possíveis de serem implementadas e adaptadas à conjuntez brasileira, além de estimular o debate sobre o assunto pensamento conjunto |
Abstract: | Brasil es una potencia regional, sea en el campo económico o en el campo militar. Posee vastas riquezas minerales y naturales, lo que despierta el interés de actores internacionales, estatales o no. Las Fuerzas Armadas son la garantía de que la integridad brasileña será preservada a todo costo. Para ello, dado el escenario actual, deben poder actuar en conjunto, ya que, históricamente, no se concibe el uso singular de una fuerza en los conflictos recientes. En el estudio, se verificó cómo es el pensamiento conjunto brasileño, comparándolo, principalmente, con el pensamiento conjunto adoptado por los Estados Unidos de América, conocido como jointness. Se buscó presentar la actuación del Ministerio de la Defensa, principal órgano de la conjuntez brasileña, a partir de una fotografía actual de la Doctrina de Operaciones Conjuntas y la actuación del Estado Mayor Conjunto de las Fuerzas Armadas en la conducción de la doctrina, a través de la planificación y coordinación de ejercicios y operaciones conjuntas y presentación de las estructuras conjuntas existentes en tiempo de paz en Brasil. Así mismo hubo una preocupación en presentar cómo está estructurada la Educación Profesional Militar y la educación militar conjunta en las escuelas del Ministerio de la Defensa y de las tres Fuerzas Armadas, mostrando las diversas iniciativas de interacción e integración de las escuelas militares con el ambiente académico civil, con el fin de buscar la universalización del tema de la Defensa Nacional más allá de los muros de las organizaciones y escuelas militares. El estudio también busca presentar el pensamiento conjunto de dos actores internacionales, siendo elegido el pensamiento conjunto de los Estados Unidos de América (jointness) y Argentina (conjuntez). Sin embargo, el estudio utilizará el proceso de jointness como referencia para posibles mejoras del pensamiento conjunto brasileño, en todos los aspectos, sea por medio de la mejora de la doctrina, que en los Estados Unidos fue formulada después de experiencias reales en conflictos armados, y probada en guerras recientes; observar sus estructuras conjuntas, su funcionamiento, su entrenamiento, evaluación de tropas, entre otros; sea por medio de perfeccionamiento en el área de educación, a través de intercambios realizados por oficiales brasileños. Finalmente, el objetivo principal del presente estudio fue señalar posibles soluciones para ser implementadas y adaptadas al pensamiento conjunto brasileño, además de estimular el debate sobre el tema del pensamiento conjunto |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846014 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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