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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846026
Título: | Adequação da comunicação odontológica entre os subsistemas médico-pericial e assistencial do Sistema de Saúde da Marinha do Brasil |
Autor(es): | Azevedo, Maria Elisa Araujo de |
Orientador(es): | Contarato, Priscilla Caran |
Palavras-chave: | Prontuário Eletrônico Lei Geral de Proteção de Dados Interoperabilidade |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Odontologia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
Descrição: | Este trabalho visa a adequação da comunicação entre os subsistemas Médico-pericial e
Assistencial da Marinha do Brasil, na área odontológica. Atualmente, a questão da
informatização dos serviços e a interoperabilidade dos sistemas encontra-se em alta e com
diversos segmentos buscando dia a dia a excelência no atendimento aos seus clientes. Na área da
saúde é evidente esse esforço, inclusive por parte do governo, que tem regulado e se preocupado
com questões relevantes como a proteção dos dados do cidadão, a integração dos diversos
sistemas de saúde existentes, através da publicação da Política Nacional de Informação e
Informática em Saúde (PNIIS), dentre outras medidas.
Foi observado que obtendo o acesso aos Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP)
existentes nas Organizações Militares (OM) que realizam os atendimentos assistenciais, a rotina
pericial na Divisão de Odontologia Legal do Centro de Perícias Médicas da Marinha (CPMM)
poderia ser otimizada, favorecendo a todos os envolvidos.
Desta forma, este trabalho que se desenvolveu sob o enfoque estratégico-situacional,
podendo ser caracterizado como qualitativo, buscou obter o acesso aos PEP, visando, em última
análise, a redução do tempo para conclusão das inspeções de saúde, a diminuição da exposição à
radiação por repetição de exames desnecessários e consequentemente, a redução dos custos para
a Marinha do Brasil (MB).
Após a consecução dos esforços para se alcançar os resultados esperados, conclui-se que,
diante das novas obrigações impostas pela legislação que entrou em vigor recentemente, um
longo caminho para adequação ainda se faz necessário. Ressalta-se que, à luz da Lei Geral de
Proteção dos Dados (LGPD), o paciente, principal interessado em concluir sua inspeção num
prazo mais exíguo, é o detentor do poder de autorizar o tratamento de seus dados sensíveis,
incluindo o compartilhamento entre as diferentes OM envolvidas nos seus atendimentos clínicos
e periciais. Portanto, é necessário um esforço em conjunto, dos pacientes e da MB para que esta
interoperabilidade ocorra de fato, utilizando sistemas informatizados seguros e cumprindo as
legislações. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846026 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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