Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846034
Título: | Desafios operacionais e adaptabilidade: a aviação do Exército estadunidense e a insurgência afegã |
Autor(es): | Rodrigues, Leonardo Moraes |
Orientador(es): | Nagashima, Ohara Barbosa |
Palavras-chave: | Insurgência Operação Enduring Freedom Afeganistão Ambiente operacional |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O alvorecer do século XXI foi marcado por um evento que abalou a maior potência militar da época: os ataques de 11 de setembro de 2001. Esses ataques desencadearam uma intensa e prolongada luta contra o terrorismo, liderada pelos Estados Unidos da América (EUA). A Operação Enduring Freedom (OEF), ocorrida entre 2001 e 2014, materializou o início dessa luta e seu foco se concentrou no Afeganistão, na época governado pelo movimento Talibã e que abrigava lideranças da Al Qaeda, organização responsável pelos ataques. A operação se prolongou por pouco mais de treze anos, exigindo o emprego de vultuosos recursos, pessoais e materiais. Um recurso valioso e muito utilizado foi a aviação de asa rotativa. Apesar da superioridade material frente ao movimento Talibã, as características do ambiente operacional impuseram desafios à aviação do Exército dos EUA, levando-a a implementar algumas mudanças no decorrer da operação. Para este trabalho, o desenho de pesquisa escolhido foi a comparação entre a teoria e a realidade. Como teoria, utilizou-se o modelo de David Galula (1919-1967), por sua experiência profissional e por seus pressupostos terem influenciado a doutrina de contrainsurgência dos EUA. O propósito deste trabalho foi confrontar as transformações da aviação do Exército estadunidense ocorridas durante a OEF, no Afeganistão, com as reflexões de David Galula, em relação aos aspectos do terreno, do clima, da mobilidade e dos recursos do contrainsurgente, e verificar se houve aderência entre a realidade e a teoria. Ao final do trabalho, identificou-se que, com exceção do clima, os demais aspectos tiveram aderência à teoria. Além disso, também ao final do trabalho, realizou-se uma análise da importância relativa entre os quatro aspectos estudados, compilando o resultado em um quadro-resumo. Por fim, apresentou-se uma breve reflexão sobre a importância dos ensinamentos obtidos com o emprego da aviação na OEF e a sua aplicabilidade para a realidade brasileira. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846034 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS2022_MORAES.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.