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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846078
Título: | A dialética estratégica entre as teorias de Ken Booth e do Almirante Gorshkov: reflexões sobre a diplomacia naval na Crise dos Mísseis de Cuba |
Autor(es): | Lima, Wallace Fernandes de |
Orientador(es): | Braga, André Luiz de Mello |
Palavras-chave: | Poder Naval Manobra de crise Estratégia |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O propósito desta dissertação é investigar a Crise dos Mísseis de Cuba (1962) a partir da
dialética estratégica do emprego da Diplomacia Naval sob as perspectivas ocidental e soviética.
A relevância do tema encontra-se na oportunidade de examinar, com imparcialidade, as
semelhanças e as diferenças entre o pensamento estratégico dos blocos capitalista e
socialista, a respeito do emprego do Poder Naval em uma manobra de crise. O trabalho
apoiou-se na abordagem do papel diplomático das Marinhas segundo as teorias de Ken Booth
(1943 -) e do Almirante Sergey Georgyevich Gorshkov (1910 - 1988). Para alcançar esse
objetivo, realizou-se uma pesquisa baseada no desenho teoria versus realidade. Adotou-se
uma metodologia descritiva e analítica focada na verificação da aderência entre as duas
teorias e a Operação de Bloqueio Naval — quarantine — imposta pelos Estados Unidos da
América para se contrapor à ameaça dos mísseis da Ex-União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas instalados em Cuba. Após inter-relacionar as duas teorias com os fatos, concluiu-se
que tanto Booth como Gorshkov atribuíam relevância destacada ao Poder Naval na condução
da política externa, porém com posturas estratégicas diferentes. A opção pela quarentena se
justificou, dentre outros motivos, em razão da possibilidade do uso gradual da força. A
pesquisa indicou, ainda, que houve elevado grau de aderência entre as ações ocorridas ao
longo da referida crise e as duas teorias, porém levantou-se dúvida quanto à legalidade do
bloqueio naval implementado na ocasião. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846078 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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