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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: A dialética estratégica entre as teorias de Ken Booth e do Almirante Gorshkov: reflexões sobre a diplomacia naval na Crise dos Mísseis de Cuba
Autor(es): Lima, Wallace Fernandes de
Orientador(es): Braga, André Luiz de Mello
Palavras-chave: Poder Naval
Manobra de crise
Estratégia
Áreas de conhecimento da DGPM: Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito desta dissertação é investigar a Crise dos Mísseis de Cuba (1962) a partir da dialética estratégica do emprego da Diplomacia Naval sob as perspectivas ocidental e soviética. A relevância do tema encontra-se na oportunidade de examinar, com imparcialidade, as semelhanças e as diferenças entre o pensamento estratégico dos blocos capitalista e socialista, a respeito do emprego do Poder Naval em uma manobra de crise. O trabalho apoiou-se na abordagem do papel diplomático das Marinhas segundo as teorias de Ken Booth (1943 -) e do Almirante Sergey Georgyevich Gorshkov (1910 - 1988). Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa baseada no desenho teoria versus realidade. Adotou-se uma metodologia descritiva e analítica focada na verificação da aderência entre as duas teorias e a Operação de Bloqueio Naval — quarantine — imposta pelos Estados Unidos da América para se contrapor à ameaça dos mísseis da Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas instalados em Cuba. Após inter-relacionar as duas teorias com os fatos, concluiu-se que tanto Booth como Gorshkov atribuíam relevância destacada ao Poder Naval na condução da política externa, porém com posturas estratégicas diferentes. A opção pela quarentena se justificou, dentre outros motivos, em razão da possibilidade do uso gradual da força. A pesquisa indicou, ainda, que houve elevado grau de aderência entre as ações ocorridas ao longo da referida crise e as duas teorias, porém levantou-se dúvida quanto à legalidade do bloqueio naval implementado na ocasião.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846078
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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