logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Eduardo Cruzpt_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Vinícius Matheus de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-26T17:50:53Z-
dc.date.available2023-05-26T17:50:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846176-
dc.descriptionNo século XXI, a manutenção dos valores institucionais das organizações é um desafio em face da diversidade de valores morais e diversas formas de influência que os seres humanos recebem, especialmente com o desenvolvimento da tecnologia digital. Este trabalho visa analisar como a Escola Naval pode fazer uso da meritocracia na sistemática de avaliação do comportamento dos seus alunos como uma ferramenta de liderança visando a manutenção dos seus valores institucionais. Como pressuposto teórico, comparou-se a aplicação da meritocracia na Escola Naval com a Teoria de Liderança de Burns, a fim de concluir se a meritocracia é uma prática da liderança transacional ou da liderança transformacional. Esse estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica das teorias envolvidas e dos subsídios normativos existentes na Marinha do Brasil sobre o assunto. A comparação entre a teoria ou normas envolvidas com a realidade vivenciada na Escola Naval foi realizada a partir de uma pesquisa qualiquantitativa com alunos e oficiais da Escola Naval, a qual concluiu que a meritocracia como ferramenta da Liderança Transformacional contribui na interiorização, pelos Aspirantes, dos valores institucionais da Marinha do Brasil. Todo o estudo foi conduzido no ano de 2022, e possui por objetivo contribuir com o processo de formação de oficiais da Marinha do Brasil na Escola Naval.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscola Navalpt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectAvaliação Comportamentalpt_BR
dc.subjectLiderança Transacionalpt_BR
dc.subjectLiderança Transformacionalpt_BR
dc.titleA meritocracia na sistemática de avaliação dos aspirantes na escola naval: liderança transacional ou transformacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmLiderançapt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP2022_CORDEIRO.pdf264,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.