Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Galvão, Eduardo Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Vinícius Matheus de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T17:50:53Z | - |
dc.date.available | 2023-05-26T17:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846176 | - |
dc.description | No século XXI, a manutenção dos valores institucionais das organizações é um desafio em face da diversidade de valores morais e diversas formas de influência que os seres humanos recebem, especialmente com o desenvolvimento da tecnologia digital. Este trabalho visa analisar como a Escola Naval pode fazer uso da meritocracia na sistemática de avaliação do comportamento dos seus alunos como uma ferramenta de liderança visando a manutenção dos seus valores institucionais. Como pressuposto teórico, comparou-se a aplicação da meritocracia na Escola Naval com a Teoria de Liderança de Burns, a fim de concluir se a meritocracia é uma prática da liderança transacional ou da liderança transformacional. Esse estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica das teorias envolvidas e dos subsídios normativos existentes na Marinha do Brasil sobre o assunto. A comparação entre a teoria ou normas envolvidas com a realidade vivenciada na Escola Naval foi realizada a partir de uma pesquisa qualiquantitativa com alunos e oficiais da Escola Naval, a qual concluiu que a meritocracia como ferramenta da Liderança Transformacional contribui na interiorização, pelos Aspirantes, dos valores institucionais da Marinha do Brasil. Todo o estudo foi conduzido no ano de 2022, e possui por objetivo contribuir com o processo de formação de oficiais da Marinha do Brasil na Escola Naval. | pt_BR |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola Naval | pt_BR |
dc.subject | Meritocracia | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Comportamental | pt_BR |
dc.subject | Liderança Transacional | pt_BR |
dc.subject | Liderança Transformacional | pt_BR |
dc.title | A meritocracia na sistemática de avaliação dos aspirantes na escola naval: liderança transacional ou transformacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Liderança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSUP2022_CORDEIRO.pdf | 264,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.