logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846252
Título: A Batalha de Inchon: uma análise à luz dos axiomas de Liddell Hart
Autor(es): Araujo, Victor Abel Rosa de
Orientador(es): Martins, Antônio Carlos Rodrigues
Palavras-chave: Abordagem Indireta
Operação Anfíbia
Inchon
Liddell Hart
Áreas de conhecimento da DGPM: Doutrinas marítima e naval
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Terminada a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no contexto de um sistema internacional bipolar, concretizado pela Guerra Fria (1947-1991), consolida-se a teoria da Abordagem Indireta, do estrategista e ex-combatente da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o britânico Basil Henry Liddell Hart (1895-1970), bem como, avulta-se a figura do General estadunidense Douglas MacArthur (1880-1964), por sua grande atuação em um dos principais acontecimentos da Guerra da Coreia (1950-1953), o Assalto Anfíbio realizado em Inchon (1950). Assim, o propósito desta pesquisa foi analisar os principais acontecimentos daquela Operação Anfíbia, a fim de verificar se estes teriam aderência às premissas da estratégia de Abordagem Indireta. Dessa forma, foi efetuado o confronto entre a teoria em questão e as ações comandadas por MacArthur, sob a ótica dos axiomas descritos pelo autor britânico. Para tal, na abordagem teórica, buscou-se enfatizar os aspectos que levaram à concepção da teoria, bem como o seu processo evolutivo, chegando à sua consolidação, em 1954. Logo, foram estudadas as principais obras de Liddell Hart, com destaque para o clássico “Strategy”, bem como outros trabalhos que agregaram valor ao arcabouço teórico em pauta. Por sua vez, na análise minuciosa da Batalha de Inchon, foi contextualizada a conjuntura internacional da época, seguida de uma apreciação das peculiaridades envolvidas na escolha do local de desembarque e posteriormente uma exposição dos aspectos centrais das fases de planejamento e execução do Assalto Anfíbio. Por conseguinte, com o conhecimento adquirido nas análises empreendidas, foi efetuada a comparação da teoria com a realidade e, desse modo, obtido o respaldo necessário para atingir o objetivo deste trabalho. Portanto, chegou- se à conclusão de que, embora não seja possível afirmar que o General Douglas MacArthur tenha pautado seu planejamento e decisões nas premissas da Abordagem Indireta, a maioria dos eventos ocorridos por ocasião do Assalto Anfíbio em Inchon possui aderência aos axiomas propostos por Liddell Hart.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846252
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2022_ABEL.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.