logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCascardo, Anderson Gomes-
dc.date.accessioned2023-07-24T18:53:31Z-
dc.date.available2023-07-24T18:53:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295-
dc.descriptionO propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN.Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN,verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do Downsizing humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do DownsizingDownsizingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEx-HMS ILLUSTRIOUSpt_BR
dc.subjectEx-HMS OCEANpt_BR
dc.subjectPHM ATLÂNTICOpt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectRedução de custospt_BR
dc.titleA utililização da teoria do downaizing em navios de guerra : o estudo de caso do ex-HMS OCEANpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 2018_CASCARDO.pdf552,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.