Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cascardo, Anderson Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T18:53:31Z | - |
dc.date.available | 2023-07-24T18:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295 | - |
dc.description | O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN.Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN,verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do Downsizing humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do DownsizingDownsizing | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Ex-HMS ILLUSTRIOUS | pt_BR |
dc.subject | Ex-HMS OCEAN | pt_BR |
dc.subject | PHM ATLÂNTICO | pt_BR |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Redução de custos | pt_BR |
dc.title | A utililização da teoria do downaizing em navios de guerra : o estudo de caso do ex-HMS OCEAN | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS 2018_CASCARDO.pdf | 552,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.