logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846349
Título: A sobreposição dos concursos como fator limitante de capacidade de trabalho das juntas ingresso da Marinha do Brasil
Autor(es): Neustadt, Karla Barreto
Palavras-chave: Inspeção de Saúde na Marinha - Normas reguladoras
Organização de coordenação e Execução Geral - OCEG
Pessoal - Seleção
Áreas de conhecimento da DGPM: Pessoal
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Na vivência das juntas de ingresso entende-se que a sobreposição entre os concursos é um fator limitante na adequação do fluxo das inspeções de ingresso, pois não se tem na mesma proporção a oferta de tempo, a disponibilidade de pessoal, de material e até de espaço físico que comporte o incremento do volume das inspeções iniciadas no mesmo período. É assim razoável perceber que o aumento da procura pelo ingresso na força, associado a uma comunicação entre as OCEG aquém do necessário, possibilitam a elaboração de um calendário de concursos sobrepostos ao longo do ano. A utilização do Plano Anual das Inspeções de saúde (PAIS) e suas reuniões periódicas são ferramentas de gestão de grande valia para ajustar as divergências dentro do calendário anual dos concursos. De qualquer forma, ainda faltam dados para subsidiar a ideia proposta, a qual é o objeto de um projeto piloto, sobre a realização das inspeções de saúde naqueles candidatos que efetivamente têm a possibilidade de preencher as vagas oferecidas no certame, e não em todos, como é feito atualmente. Portanto conclui-se que, apesar das adversidades e peculiaridades do processoseletivo como um todo, existe a necessidade de ampliar a parceria entre os setores envolvidos com uma comunicação mais efetiva, o que favorece a elaboração de um calendário anual mais justo. Como consequência disso, espera-se uma adequação dos processos das juntas sem exceder a sua capacidade de trabalho, a preservação da qualidade técnica pericial e da redução dos questionamentos judiciais para a Marinha do Brasil.
Ensaio apresentado à Escola de Guerra Naval como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítima (C-PEM 2023)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846349
Tipo: Artigo
Aparece nas coleções:Pessoal: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPEM_2023_ NEUSTAD KARLA BARRETO.pdf177,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.