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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cesar, Igor Thiago de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Felipe Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T18:39:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T18:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846385 | - |
dc.description | O modal aquaviário é visto como um dos principais meios de movimentação de cargas ao redor do mundo e é usado diariamente para atender continuamente a população, o que dá a oportunidade para inúmeros tipos de investimentos que impulsionam países a crescerem e se manterem. O atual estudo criou um comparativo para as cobranças de tarifas portuárias cobradas pelos principais portos reconhecidos pelas maiores movimentações dentre os países pertencentes ao BRICS. Este conjunto de países composto pelo Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, apesar de não ser um bloco econômico, compartilham grande interação, sendo considerado um dos principais grupos aliados atualmente. Por meio de levantamento de dados, foi realizado um comparativo das principais tarifas portuárias em comum, sendo elas, a capatazia, armazenagem, tarifa de documentação e inspeção de mercadoria. Foi comprovado que o Porto de Jawaharlal Nehru, localizado na Índia, cobra as menores tarifas em todos os períodos avaliados, enquanto que o Porto de Santos, no Brasil, e o Porto de Vladivostok, na Rússia, são os portos que cobram as maiores tarifas para todos os períodos analisados. Por fim, é possível perceber que os custos logísticos dentro do processo de importação impactam de maneira expressiva o custo final da mercadoria. | pt_BR |
dc.description.abstract | The waterway modal is seen as one of the main means of moving cargo around the world and is used daily to continuously serve the population, which gives the opportunity for countless types of investments that drive countries to grow and maintain themselves. The current study created a comparison for port tariffs charged by the main ports recognized for the largest movements among the countries belonging to the BRICS. This set of countries composed of Brazil, China, Russia, India and South Africa, despite not being an economic bloc, share great interaction, being considered one of the main allied groups today. Through data collection, a comparison of the main common port tariffs was carried out, namely, foremanship, storage, documentation tariff and merchandise inspection. It was proven that the Port of Jawaharlal Nehru, located in India, charges the lowest tariffs in all periods evaluated, while the Port of Santos, in Brazil, and the Port of Vladivostok, in Russia, are the ports that charge the highest tariffs for all analyzed periods. Finally, it is possible to see that the logistical costs within the import process significantly impact the final cost of the goods. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tarifas portuárias | pt_BR |
dc.subject | Comércio exterior | pt_BR |
dc.subject | BRICS | pt_BR |
dc.title | Custos logísticos na importação: uma análise comparativa entre os custos portuários do BRICS | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Assuntos marítimos e portuários | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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